Eleita nova diretoria da Coopemat
Com apenas cinco votos contrários, ficou definido durante a AGE, pela continuidade da
Coopemat – Cooperativa dos Pecuaristas de Mato Grosso, formada por 40 produtores que, juntos possuem um rebanho de 300 mil cabeças de gado. A convocação da Assembléia aconteceu depois do leilão do Frigoverde, arrematado por R$ 12,050 milhões pelo frigorífico Quatro Marcos. “Todo trabalho no âmbito institucional e jurídico foi feitos para que a Coopemat conseguisse arrendar a planta do Frigoverdi, nosso objetivo principal, mas não conseguimos”, disse Paulo Gasparoto, que anunciou a renuncia de toda diretoria. “Não tenho tempo de me dedicar a esse novo trabalho”, concluiu Gasparoto que continua sócio.
“Com a venda do Frigoverdi, a cooperativa tem novos objetivos, e o principal ponto é a união do setor”, disse o novo presidente eleito, o pecuarista Ralf Kluger. Ele disse ainda que a meta é aumentar o número de cooperados com “uma visão de futuro com base num planejamento profissional e transparente, além de sair do setor primário e investir na industrialização e verticalização do setor produtivo”. Para o novo tesoureiro da Coopemat, Onofre Cezário de Souza Filho, a cooperativa vai trabalhara em rede com os demais ramos do cooperativismo e isso “vai gerar ganho de escala para os cooperados”. Cezário acrescentou que “o sonho de uma planta frigorífica para ser administrada pela cooperativa, continua”.
O presidente da Acrimat e sócio da Coopemat, Jorge Pires, acredita que “pela primeira vez conseguimos reunir um grupo de produtores e não podemos perder a oportunidade de enfrentar, juntos, esse mercado”.
A nova diretoria vai se reunir para montar um plano de ação para os próximos meses, que posteriormente será apresentado aos sócios. Nenhum associado deixou a cooperativa.
Comentários