Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 06 de Setembro de 2006 às 07:16
Por: Alexandre Franco

    Imprimir


Foi aberta hoje pela manhã a 1ª Mostra Científica, sob a coordenação do Comando Geral da Polícia Militar. A feira inédita, segue com programação e com entrada franca até quarta-feira, dia 06, das 8h às 11h e das 14h às 18h, nas dependências do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro do CPA, abordando assuntos interessantes, entre os quais, o da Criogenia – a Revivicação Pós-Morte, técnica de congelamento de seres humanos utilizando o nitrogênio.

A estudante Margareth Metello, do Colégio Tiradentes, explica que a técnica exige que todo sangue da pessoa em óbito seja retirado antes do congelamento e uma das coisas que ainda demanda de mais pesquisas, por exemplo, é o caso do problema da degeneração dos neurônios que ainda não é controlável por meio da Criogenia.

Esta não é uma técnica nova, começou a ser estudada com mais abrangência por volta dos anos de 1930 e atualmente é muito empregada em clínicas de fertilidade humana no congelamento de espermas, ou para fins médicos científicos, como o uso de embriões e células-troncos congelados.

“O astro mais famoso conservado sob está técnica de congelamento é Ted Willians, célebre jogador de beisebol que morreu em 2002 aos 85 anos”, revela o estudante Reise Rachid.

Temas diversificados

Há ainda outros estandes muito interessantes a serem visitados que são os que mostram a condutividade elétrica em fios de cobre sob descascamento e chamando para orientações quanto aos cuidados que se deve ter para evitar acidentes com choque elétrico; demonstrações sobre a difração da luz (raios gama, infravermelho, raios violeta e as escalas de ondas perceptíveis e as não perceptíveis ao olho nu); os conceitos da estática por intermédio do gerador de Van der Graaf, conhecimentos sobre a Astronomia através do contato com um telescópio e visita a um planetário inflável.

Consta ainda na programação a exibição de maquetes da futura modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sanecap e uma maquete da CEMAT que reproduz os principais ambientes de uma residência e seus respectivos consumos médios de energia e remete para uma reeducação sob a ótica de melhor economizar energia elétrica.

Exemplares de peixes existentes nos rios da nossa região também se transformam numa verdadeira aula em que os monitores do Colégio Tiradentes explicam os valores e a importância da piscicultura no trabalho de repovoar nossos rios e na luta pela preservação de nossas espécies.

“Além das explicações das espécies de peixes também recebemos orientações para a não poluição, evitando principalmente que se jogue lixo nos rios”, conta a estudante Laís Amorim, da 7ª série da escola Bem Bem.

A mostra acontece graças à parceria entre o Colégio Tiradentes, a Unemat, a Secitec e Polícia Militar que abraçaram o objetivo maior que é o de popularizar a ciência junto à classe estudantil e a comunidade em geral.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277335/visualizar/