Seduc e municípios discutem parceria para o projeto ‘Hayô’
Durante a reunião foi feita uma avaliação dos reajustes do projeto para 2007 e ainda o acerto da parceria entre Estado e Municípios para a continuidade do projeto. No dia 25 de setembro, eles se reunirão novamente para o retorno da minuta onde serão feitas as indicações finais dos reajustes e assinatura do convênio.
De acordo com o gerente da Educação Indígena, o reajuste no projeto “Hayô” partiu dos segmentos indígenas, que fizeram uma proposta de avaliação visando a reestruturá-lo para atender as 31 etnias existentes no Estado.
“O projeto, que foi implantado em 2001 e revisto em 2004, será novamente reformulado nas partes curricular, pedagógica e estrutural, levando em conta as necessidades sócio-culturais de cada etnia”, explicou Sebastião.
Projeto “Hayô”
O curso é equivalente ao Ensino Médio, com formação de professores no magistério, e tem duração de cinco anos. Acontece em 10 etapas, presenciais e intermediárias. Tem como objetivo preparar o professor indígena para lecionar nas aldeias, valorizando a diversidade cultural existente em cada etnia, e respeitando a língua e costumes.
Em outubro acontecerá a segunda etapa presencial do curso de formação para professores em quatro pólos: Juína, Canarana, Campinópolis e Xingu (alto e baixo).
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