Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 06 de Setembro de 2006 às 07:05
Por: Naiara Martins

    Imprimir


Esporte, Turismo, Lazer, Ecologia e Responsabilidade Social; assim é o Rally Ecológico 2006, a maior competição off-road do Centro-Oeste. Patrocinado pela Toyota, Firestone, Bridgestone e Castrol, a prova de regularidade tem largada nesse sábado, às 8 horas, no Cais, em Rondonópolis, para quase 500 Km de aventura.

Este ano o Rally Ecológico resgata a própria história do esporte, voltando ao local da largada da primeira prova, em 1987. A largada promocional acontece nessa sexta-feira, entre às 18h e 20 horas, no Casario de Rondonópolis, onde serão entregues os kits com números e adesivos de todos os veículos. No local também acontecerá o brieffing - uma reunião geral com todos os participantes, quando serão passados detalhes do percurso e do regulamento.

"Nosso objetivo sempre foi o de resgatar os verdadeiros rallys e Rondonópolis foi a nossa casa e voltará a ser este ano", disse Luiz Galvan, diretor da LG Sports e vice-presidente da Federação Mato-grossense de Automobilismo (FEMTAU).

A prova promete belas paisagens e grandes disputas em sua 5ª Edição em 2006. Antes de acelerarem nas trilhas, os pilotos, navegadores e 'zequinhas' deverão plantar mudas de árvores nativas na Região. Serão 400 mudas no Residencial Lúcia Maggi, que fica no Anel Viário.

A ação que é a marca registrada do Rally Ecológico e originou o nome da prova, conta com o apoio de secretarias de meio ambiente e esporte dos municípios e do Estado, através dos secretários Elio Rasia e Renato Marcelino, de Rondonópolis, Edmilson Otake, de Campo Verde, Luiz Henrique Daldegan, da Sema, e Laércio de Arruda (Seel).

Além do plantio em áreas degradadas, o Ecológico 2006 segue a meta das quatro edições anteriores. Parte do valor arrecadado com as inscrições será revertido na compra de cestas básicas, que serão doadas a entidades assistenciais e até mesmo distribuídas ao longo do percurso, à famílias carentes. Em 4 anos, foram 22 toneladas de alimentos.

Partindo de Rondonópolis, a prova vai percorrer quase 500 Km, durante dois dias, passando pelas cidades de Dom Aquino, Campo Verde e a não menos histórica Chapada dos Guimarães, a apenas 60 Km da capital Cuiabá.

A primeira etapa termina em Campo Verde, após 320 Km, com uma previsão de 6 horas de navegação; ou seja: as primeiras motos estarão chegando na cidade por volta das 15 horas. Na cidade haverá um grande acampamento das equipes no Parque de Exposições, onde haverá jantar e apresentações culturais aos participantes e autoridades locais, com o tradicional Costelão Gaúcho.

Na manhã do dia 10, as equipes realiam um novo plantio de árvores e largam às 9 horas para a etapa mais difícil, porém mais curta. Serão pelo menos três horas e meia até Chapada dos Guimarães, cruzando rios, subindo montanhas, rampando pedras, até alcançar uma das regiões mais bonitas do Estado e uma trilha inédita, como é a cada ano do Ecológico.

De acordo com a organização do rali, a expectativa é que a prova seja a mais competitiva da história. Para se ter uma idéia, os principais navegadores do Estado estarão competindo entre si e até já estão desafiando os rivais com apostas, num 'bolão'.

Entre as duplas confirmadas estão Robson Bhur e Humberto Botura (Chamagás), que desafiou André 'Humilde' e Carlos Henrique Pereira (Datainfo).

Além deles estão confirmados Zilo César Viccari e Olair Fagundes (Chamagás), Valdomiro dos Anjos e Paulão (Bicho do Mato/Mitsubishi/Sinop), Alessandro Jamberci e Osmar Jamberci (Feijão Panela de Barro), Newton Romero e Romero Pai, Raul Salvador e Cleiber Pereira (TecToner/Dunorte).

Na categoria motos entre os favoritos estão, na Master (federados) Ênio Soares (Papapizza) e o irreverente Idelmar Beal - o Sting (Pódio Motos), da cidade de Campo Verde. Wilson Francelino (Barra do Bugres/Casa do Pescador), fraturou a mão direita durante um treino, recentemente, e está fora da prova.

No total, a competição deve ter a participação de cerca de 150 veículos (carros e motos), além de pelo menos 5 quadriciclos.

HISTÓRICO A primeira edição do Rally Ecológico foi realizada em 2002, com a participação de apenas 32 motos e 30 carros. A largada foi feita em Cuiabá, e terminou com um pernoite na Cachoeira da Martinha, entre Chapada e Campo Verde, com o retorno à Capital no dia seguinte. A competição, entretanto, foi crescendo em motivação, organização, estrutura, apoio e patrocínio, até se tornar a maior em número de participantes na Região.

PROGRAMAÇÃO: DIA 8/9 - Largada Promocional (distribuição de planilhas e vistoria técnica obrigatória) Local: CAIS-RONDONÓPOLIS Horário: das 16h às 22h

DIA 9/9 - Largada oficial Local: CAIS - RONDONÓPOLIS Das 8h às 11h

DIA 9/9 - Chegada a Campo Verde Local: Centro e Parque de Exposições Horário: Das 15h às 18h

DIA 10/9 - Largada 2ª Etapa Local: Campo Verde Horário: Das 9h ás 11h

DIA 10/9 - Chegada em Chapada Local: Praça do Festival Horário: Das 13h às 17h

DIA 10/9 - PREMIAÇÃO Local: Café Cancun-Cuiabá Horário: Das 20h30 às 23h





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277345/visualizar/