Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 06 de Setembro de 2006 às 06:56

    Imprimir


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, em primeiro turno, por 383 votos, o fim do voto secreto para as questões apreciadas no plenário da Casa. A matéria não teve nenhum voto contrário e apenas quatro abstenções. A PEC 349/2001, de autoria do deputado Antônio Fleury, foi aprovada integralmente, ou seja, ela vale para votações de cassações em plenário, eleições da Mesa da Câmara e do Senado e para vetos presidenciais.

Eram necessários 308 votos para que ela fosse aprovada. No momento da votação, a Casa registrava a presença de 414 deputados. Dos 69 acusados de participação na máfia das ambulâncias, 25 não votaram. O projeto ainda precisa ser aprovado em segundo turno na Câmara e em dois turnos no Senado, antes de ser promulgado.

Abstiveram-se de votar, três deputados acusados de integrar a Máfia dos Sanguessugas: Adelor Vieira (PMDB-SC), Reinaldo Betão (PL-RJ) e Wanderval Santos (PL-SP). O deputado Pastor Francisco Olímpio (PSB-PE), que não está envolvido no esquema, foi o quarto a se abster.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já sinalizou que pretende mudar o texto aprovado na Câmara. Renan é contrário ao voto aberto para todas as questões.

No começo da discussão, o líder da minoria, José Carlos Aleluia (PFL-BA), apresentou uma emenda tentando fazer com que a votação não valesse para eleições da Mesa do Senado e da Câmara. Após protestos de parlamentares, no entanto, o próprio deputado retirou a emenda.

A aprovação da PEC pode representar, principalmente, uma mudança nas absolvições de parlamentares suspeitos de participarem em esquemas de corrupção. No caso do "mensalão", por exemplo, dos onze acusados, apenas três foram acusados.

Veja os deputados "Sanguessugas" que não votaram: Isaias Silvestre (PSB-MG) Osmanio Pereira (PTB-MG) Almir Moura (PFL-RJ) José Divino (Sem partido-RJ) Marcos Abraão (PFL-SP) Nilton Lima (PTB-SP) Professor Irapuã Teixeira (PP-SP) Celcita Pinheiro (PFL-MT) Lino Rossi (PP-MT) Ricarte de Freitas (PTB-MT) Jorge Pinheiro (PL-DF) Iris Simões (PTB-PR) Adelor Vieira (PMDB-SC) Paulo Gouveia (PL-RS) Eduardo Seabra (PTB-AP) Nilton Capixaba (PTB-RO) Cesar Bandeira (PFL-MA) Almeida de Jesus (PL-CE) Benjamin Maranhão (PMDB-PB) Enivaldo Ribeiro (PP-PB) Ricardo Rique (PL-PB) João caldas (PL-AL) Cleonancio Fonseca (PP-SE) Eleno Silva (PL-SE) Robério Nunes (PFL-BA)




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277355/visualizar/