Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 06 de Setembro de 2006 às 02:43

    Imprimir


Mais de 2 mil pessoas da província de Gansu, no noroeste da China, estão recebendo tratamento hospitalar por causa de um possível envenenamento por chumbo causado por uma fundição, informa hoje o jornal South China Morning Post.

Os afetados, habitantes de três aldeias e dois municípios da localidade de Shuiyang, incluindo bebês, denunciam que se viram obrigados a uma viagem de nove horas até Xian, capital da província vizinha de Shaanxi, porque nos hospitais locais os médicos afirmavam que sua saúde era perfeita.

"O hospital está cheio de gente de nosso distrito. Não confiamos nos hospitais locais porque diziam que nossos níveis de chumbo eram normais, portanto viemos para outro lugar", disse um dos afetados, de sobrenome Liu, que viajou até Xian com cinco parentes.

"O departamento de pediatria está cheio e não puderam atender a minhas filhas, teremos que voltar", acrescentou Liu. Ele disse que toda a sua família, inclusive suas filhas, com 10 e 11 anos de idade, apresentavam níveis de chumbo no sangue anormais.

As autoridades locais confirmaram que em agosto um menino de 8 anos sofreu envenenamento por chumbo. Em seguida, a administração mandou fechar a fundição, em funcionamento há 12 anos e que até o ano passado era de propriedade estatal.

Os envenenamentos por chumbo pode ser causados pela poluição ambiental e pelo consumo de água poluída. Nas crianças, pode ter seqüelas no desenvolvimento físico e mental.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277391/visualizar/