Consumo de carne suína aumenta cerca de 30% em Cuiabá
De acordo com o presidente da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (ASMAT) e gerente de compras de perecíveis de uma grande rede supermercadista do Estado, Valter Yamaguchi, a aceitação dos novos cortes está aumentando dia a dia.
Segundo o gerente a rede vende 235 toneladas/ano de carne suína. Com a assinatura do "Termo de compromisso e cooperação técnica para elevação do consumo da carne suína em Mato Grosso" firmado entre Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (ACRISMAT), ASMAT e uma rede de supermercados, a meta era vender 400 toneladas até o final do ano. Com os resultados obtidos nos quatro primeiros dias de venda dos novos cortes, o presidente da ASMAT elevou a estimativa em 500 toneladas, 100 toneladas a mais da meta prevista.
Os resultados conseguidos nestas primeiras semanas de comercialização fazem parte da segunda fase de ação da parceria. Ainda nesta fase foram capacitados 110 colaboradores dos açougues da rede. Na capacitação eles aprenderam novos cortes e formas de apresentação da carne suína. O especialista na técnica, Daniel Furtado Barbosa, convidado pela ACRISMAT, esteve em Cuiabá entre os dias 28 e 31 de agosto para ministrar o curso de cortes suínos aos funcionários da rede.
"Graças à competência do professor Daniel Furtado, os atendentes aprenderam com qualidade e técnica e conseguiram transformar os produtos aos olhos dos clientes em cortes convidativos. Essa capacitação se reverteu em resultados, obtidos em quatro dias de comercialização dos novos cortes" afirmou Yamaguchi.
BOM PREÇO
Para atrair ainda mais os potenciais consumidores do produto, a direção do supermercado decidiu disponibilizar também o produto em novas quantidades nas gôndolas. "A carne suína ficará ainda mais acessível, pois será possível comprar até mesmo 100 gramas, assim como se faz com outros tipos de carnes, os novos cortes oferecem essa possibilidade", informou Yamaguchi.
De acordo com o presidente da ASMAT a terceira etapa do projeto para o aumento do consumo da carne suína será o trabalho de comunicação dentro das lojas com os consumidores. Serão distribuídos aos clientes informativos com valores nutritivos e depoimentos médicos desmistificando o mito da carne suína gorda e sem inspeção sanitária. Além disso, os consumidores poderão provar pratos à base de carne suína nas degustações oferecidas nos supermercados da rede.
CURSO
Com previsão para o mês de setembro, o termo ainda prevê a realização de um curso de culinária a base de carne suína. O curso será ministrado por, Fernando Barros, da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos. (Paola Carlini/Assessoria)
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