Operação Daniel prende 34 acusados por crime ambiental
Entre os presos está o atual secretário executivo de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Erismar Moreira da Silva, servidor de carreira do Ibama que também ocupou cargos de chefia no instituto.
A Operação Daniel identificou 58 empresários, despachantes, lobistas, servidores do Ibama e policiais rodoviários envolvidos no esquema. A quadrilha atuava em Rondônia e contava com o suporte de três policiais rodoviários de Rondonópolis (MT), que facilitavam a passagem de caminhões com carga ilegal.
A fraude envolvia a comercialização de ATPF, documento impresso em duas vias --uma delas segue com a carga e a outra permanece com a empresa vendedora para posterior prestação de contas ao Ibama. No mercado negro, as autorizações chegaram a ser vendidas entre R$ 4 mil e R$ 5 mil cada uma.
Os presos responderão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, violação de sigilo funcional, concussão e crime ambiental.
Cerca de 250 policiais federais de Rondônia, Roraima, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Distrito Federal, além de servidores do Ibama, participam da operação.
Comentários