Microsoft define preço do Vista em até US$400 nos EUA
A empresa, maior produtora de software do mundo, também reconfirmou planos de lançar o produto ao público em geral em janeiro, depois de torná-lo disponível a grandes clientes empresariais em novembro.
O lançamento do Windows Vista, que está sendo desenvolvido há cinco anos, já foi adiado várias vezes.
A produtora de software definiu o preço de varejo do Vista entre 199 e 399 dólares, relativos a versões "básicas" a "profissionais" do programa. Para clientes que atualizarão o sistema anterior, o Windows XP, o valor do software varia de 100 a 259 dólares. A versão Home Premium, que será vendida como uma atualização por 159 dólares, é vista como opção intermediária aos consumidores, colocada entre as versões Ultimate, que tem recursos voltados a empresas; e Basic, que não traz recursos da nova interface gráfica do Vista.
A empresa tem informado que espera que o Windows Vista Home Premium seja o principal produto da linha, com recursos de entretenimento que permitirão aos usuários gravarem e assistirem a televisão em alta definição.
Shanen Boettcher, diretor de administração do produto Windows na Microsoft, disse que a companhia planeja ter um programa, possivelmente via cupons ou descontos, que permita aos usuários atualizarem seus sistemas para o Vista a preços mais baratos se comprarem um PC antes do lançamento do programa. Ele não deu mais detalhes sobre o assunto.
A Microsoft lançou na sexta-feira uma versão de teste do Windows, chamada Release Candidate 1, e a tornou disponível a mais de 5 milhões de clientes no mundo.
O analista Rick Sherlund, do Goldman Sachs, informou que os comentários iniciais sobre a versão teste do sistema operacional foram encorajadores.
"Enquanto um progresso substancial foi feito com o Vista, o momento de lançamento ainda é incerto em nossa visão e as informações que virão nas próximas semanas serão muito importantes", disse o analista em nota a clientes.
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