Embrapa promove seminário para divulgar produção integrada de soja
“Hoje já existe uma pressão internacional pela adoção das boas práticas agrícolas. Isso significa que, num futuro próximo, a não adoção pode se transformar em barreiras comerciais. O Sistema de Produção Integrada é uma alternativa que surge unindo boas práticas agrícolas e normas para certificação que consideram aspectos econômicos, ambientais e sociais”, explica Divania de Lima, coordenadora do projeto. A produção integrada já possui exemplos de sucesso na área de fruticultura, envolvendo produção de maçã, manga, uva, melão e caju.
“Ainda não podemos trabalhar com a expectativa de se ganhar um plus pelo sistema de produção, mas é certo que há garantia de mercado comprador. Além disso, a produção integrada de soja vai ajudar o produtor a gerir melhor sua atividade agrícola, contribuindo inclusive para redução dos custos de produção”, destaca Divania. Para o consumidor final, a produção integrada é uma garantia de consumo de alimentos mais seguros e produzidos dentro de um processo sustentável.
O seminário será ministrado no auditório da Embrapa Soja terá palestras sobre “Avanços e desafios da produção integrada no Brasil”, com Luiz Carlos Nasser, do Ministério da Agricultura, o “Processo de Rastreabilidade e Certificação da Soja”, com Regina Toscano, de uma certificadora internacional, o “Estudo de caso: princípios da produção integrada e da estruturação do projeto de produção integrada de maçã no Brasil”, com Adalécio Kowaleski, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, e o painel “Rastreabilidade da Soja no Paraná”, com apresentação das experiências da Emater e das cooperativas Coopacol e Castrolanda. A última palestra apresenta um panorama de como a Embrapa e instituições parceiras estão conduzido o projeto de produção integrada de soja. O evento é gratuito. Mais informações (43) 3371-6068.
Comentários