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Tecnologia
Terça - 05 de Setembro de 2006 às 08:55

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O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma das melhores escolas de engenharia do Brasil e exige dedicação é luta. O vestibular é um dos mais concorridos do País, o curso é difícil e a disciplina é rígida. A vantagem é, depois de formado, ter uma colocação praticamente certa no mercado. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

~ Os dois primeiros anos são dedicados ao ciclo fundamental da engenharia. A partir do terceiro, dá-se início ao "curso profissional", quando o aluno escolhe entre engenharia aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, infra-estrutura aeronáutica ou computação.

No primeiro ano, os alunos são obrigados a fazer o CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva). É um curso de instrução militar, que apresenta aos alunos a doutrina e o modo de trabalho da Força Aérea. Por cursarem, os alunos são remunerados com cerca de um salário mínimo (R$ 350).

O aluno formado pelo ITA pode escolher entre a carreira militar ou a civil. Se optar pela Militar, já tem garantida a carreira estável de engenheiro da Força Aérea Brasileira. O salário base, quando o estudante ainda está no terceiro ano, é de R$ 2 mil.

Já fazendo parte da aeronáutica, as faltas devem ser justificadas e não podem ultrapassar o limite de 10%. Além do curso regular de engenharia, igual ao dos que optam pela carreira civil, há aulas de instrução militar, palestras sobre comando e aulas de educação física.

Uma vez formado, o oficial deve permanecer pelo menos cinco anos na Força Aérea. "Se ele não o fizer, terá que indenizar a instituição por tudo que foi gasto com ele", explica Susana Zepka, professora de engenharia mecânica aeronáutica e membro da coordenação do vestibular do ITA.





Fonte: Terra

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