Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 04 de Setembro de 2006 às 14:55

    Imprimir


O ordenamento fundiário da região de Colniza, além de acalmar a tensão social na região amazônica vai fomentar o desenvolvimento sustentável. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em conjunto com a Eletronorte, implantaram no distrito de Guariba uma usina de fabricação do biodiesel.

O projeto de pesquisa visa à criação de tecnologias que proporcionem o desenvolvimento de comunidades isoladas, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por meio da fabricação do biocombustível – que é um dos menos poluentes - gerado a partir da união de etanol e óleos vegetais (como soja, dendê, mamona, babaçu, amendoim, castanhas, girassol, ou a partir de gorduras animais, entre eles o sebo, óleo de peixe e óleos residuais de frituras).

Segundo a Eletronorte, um dos motivos da escolha do distrito de Guariba está nas dificuldades encontradas na comunidade (falta de luz, água tratada, telefone, esgoto, etc) e pela distância geográfica para a chegada do linhão. A produção do biodiesel foi uma alternativa encontrada pela empresa para abastecer os motores da estação elétrica que fornece luz na zona urbana de Guariba e com isso oferecer alternativas à agricultura familiar.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277777/visualizar/