Entenda o projeto de ordenamento fundiário de Guariba
Na primeira fase, o ordenamento fundiário consistiu no levantamento ocupacional das terras do Estado, dos imóveis urbanos e rurais e na identificação das famílias que se enquadram nos requisitos da reforma agrária.
“O Estado vai ordenar essas famílias para áreas onde possam desenvolver a agricultura familiar, causando menor impacto ambiental possível”, disse o assessor especial do Intermat, José Melhorança.
Na zona rural, as equipes percorrem áreas com ocupações tradicionais e localidades onde famílias chamadas de ‘beiradeiros’ vivem há vários anos. Nessas regiões, os técnicos levaram informações sobre o projeto de ampliação das áreas de preservação ambiental da Estação Ecológica Rio Roosevelt e Reserva Extrativista Guariba, cujo objetivo principal é proteger esses patrimônios ecológicos.
Pelo projeto de ampliação das reservas, o Intermat será o órgão responsável pela demarcação de todo o território. Finalizado o trabalho, as áreas ficarão sob os cuidados da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). O Rio Roosevelt será ampliado em 2,5 mil à margem direita e o Guariba em 2,5 mil metros de cada um dos lados.
Comentários