Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 04 de Setembro de 2006 às 09:47

    Imprimir


O evento faz parte da programação de aniversário da instituição

A Escola de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) completa neste mês três anos de criação. E para comemorar a data, realiza amanhã (05/09), às 20 horas, no Teatro Universitário, o Concerto Negro Spirituals - Um canto de Liberdade. As participações especiais ficam por conta do barítono Juarês de Mira e do pianista Luciano de Almeida Filizola. Os ingressos custam R$ 10,00 (comunidade) e R$ 5,00 (estudantes e idosos).

No programa, algumas da mais consagradas canções do Negro Spirituals com o arranjo de Harry Burleigh, Hall Johnson e Lawrence Brown. Segundo a diretora da Escola de Artes, maestrina Silbene Perassolo, estas canções são fontes inspiradoras de grandes compositores. "A beleza melódica e a riqueza harmônica dessas canções deram origem ao Blues, Jazz, Ragtime, Gospel e influenciaram gerações de músicos em todo mundo", explica.

A maestrina ressalta que no repertório da noite serão apresentadas obras dos compositores George Gershwin, Jerome Kern, Scott Joplin e dos brasileiros Waldemar Henrique e Hekel Tavares. "Em homenagem aos 250 anos de nascimento do compositor Wolfgang Amadeus Mozart serão apresentadas árias da "Ópera Don Giovanni e Le Nozze di Figaro", informa Silbene.

Os intérpretes: Os convidados especiais do concerto são Juarês de Mira e Luciano Filizola. Juarês - natural de Tomazina / Paraná - é cantor Lírico (baixo). Foi membro do Teatro Guaira, com o qual participou de várias montagens de óperas. Desde de 2001 desenvolve trabalho de técnica vocal e corporal utilizando o método Pilates, com orientação do Tenor Ivo Lessa. É Membro da Academia de Cultura de Curitiba e do Circulo de Estudos Bandeirantes, Foi homeageado em 2003 pela Assembléia Legislativa do Paraná, pelos relevantes trabalhos realizados na area cultural.

Já o também paranaense, de Curitiba, Luciano Filizola é pianistaa. Iniciou seus estudos musicais em 1990 com a professora Wilma Pietraroia. Em 1995 ingressou em 1º lugar de classificação no curso superior de instrumento da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná), graduando-se em 1998 sob a orientação do pianista Noel Nascimento Filho. Com o intuito de aprimorar novos talentos, foi convidado em 2004 a desenvolver aulas particulares de piano no Departamento Cultural do Consulado da República do Senegal em Curitiba. Em sua experiência como professor também lecionou piano em inglês para vários alunos vindos da Colômbia, Equador e Chile. Atualmente integra o Corpo Docente da EMBAP. Luciano desenvolve sua carreira como concertista solo e camerístico, tendo se apresentado em diversas cidades brasileiras.

Negro Spirituals - É a criação espontânea do africano que, trazido às Américas como escravo, deixa para trás toda relação territorial, histórica, familiar e seus costumes. Nesta terra ele é forçado a se ajustar a uma nova cultura, língua e religião e enfrentar toda vicissitude advinda deste cruel sistema. Ainda assim, seus opressores não puderam remover-lhe sua rica herança musical, única em qualidades rítmicas, e que era a expressão da alma deste povo. Por onde passou, esta música influenciou e deu novas formas às que já existia, seja na América do Sul, especialmente no Brasil, na América Central e na América do Norte, especialmente nos Estados Unidos. Elas são portadoras dos profundos ideais de liberdade e fé e continuam a emocionar a cada vez que se canta ou se ouve.

Por ser transmitida oralmente muito do que se produziu da música negra da Diáspora foi perdido ou modificado pelo tempo, mas a sua essência se manteve e serviu de fonte inspiradora para muitos. Numerosas coletâneas de Negro Spirituals foram publicadas especificamente para serem apresentados em concertos e por grandes cantores de ópera.

Aniversário: Durante esta semana a Escola de Artes realiza ainda outras programações alusivas ao aniversário da Instituição, entre elas entre elas, oficinas, cursos e masterclass. A Escola de Artes foi criada em 2003 com objetivo principal de fomentar o ensino da arte e a formação de platéia crítica para a produção artística e cultural de Mato Grosso. Desde sua criação já recebeu mais de mil alunos dentre os vários cursos oferecidos de Artes Visuais, Música e Teatro.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277859/visualizar/