Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 04 de Setembro de 2006 às 08:32

    Imprimir


A ferrugem asiática, um dos grandes vilões nas lavouras de soja do Nortão, será tema de uma palestra realizada hoje com produtores de Lucas do Rio Verde, pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa CNPSO) e Phd em fitopatologia, José Tadashi Yorinori.

Na oportunidade os sojicultores também poderão discutir sobre o vazio sanitário, adotado este ano pelo governo para prevenir a doença nas plantações. A resolução determina o período de início de plantio na região, que deve ser feito a partir de outubro.

Na safra passada, o sistema de monitoramento da Fundação Rio Verde, entidade integrante do Consórcio Antiferrugem, liderado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, detectou pelo menos 18 focos de ferrugem na região. A doença é comum nas lavouras em fase de florescimento, se tornando mais suscetível com o aumento na frequência das chuvas.

A palestra acontecerá às 19 horas, na sede da Acilve. Durante o dia o pesquisador também visitará algumas propriedades para avaliar a eficiência do vazio sanitário e buscar a ocorrência de plantas tigüeras de soja na entressafra e a presença da ferrugem.

O ciclo de palestras é promovido pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) e também está sendo realizado nos municípios de Primavera do Leste, Canarana e Cuiabá.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277889/visualizar/