Ferrugem asiática será discutida hoje em Lucas do Rio Verde
Na oportunidade os sojicultores também poderão discutir sobre o vazio sanitário, adotado este ano pelo governo para prevenir a doença nas plantações. A resolução determina o período de início de plantio na região, que deve ser feito a partir de outubro.
Na safra passada, o sistema de monitoramento da Fundação Rio Verde, entidade integrante do Consórcio Antiferrugem, liderado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, detectou pelo menos 18 focos de ferrugem na região. A doença é comum nas lavouras em fase de florescimento, se tornando mais suscetível com o aumento na frequência das chuvas.
A palestra acontecerá às 19 horas, na sede da Acilve. Durante o dia o pesquisador também visitará algumas propriedades para avaliar a eficiência do vazio sanitário e buscar a ocorrência de plantas tigüeras de soja na entressafra e a presença da ferrugem.
O ciclo de palestras é promovido pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) e também está sendo realizado nos municípios de Primavera do Leste, Canarana e Cuiabá.
Comentários