Sem acordo sobre carne suína, governo diz ter avançado em debate com a Rússia
O vice-presidente Michel Temer afirmou ter feito avanços no debate sobre exportação de carne suína para a Rússia - esse foi um dos temas abordados durante a visita do primeiro-ministro Dmitri Medvedev ao Brasil.
Não foi assinado, entretanto, nenhum acordo específico sobre o tema. Um dos trechos de declaração conjunta assinada nesta quarta-feira (20) pelos países afirma que, "com o objetivo de dinamizar o comércio de carnes entre os dois países, os dois Mandatários determinaram que o serviços veterinários dos dois países intensifiquem contatos com vistas a habilitação de estabelecimentos brasileiros para exportação de carnes bovinas e suínas à Federação da Rússia."
"Não saiu acordo definitivo, mas [o entrave] já ficou muitíssimo amenizado. (...) O que acontece está restringido a três estados brasileiros e acho que a tendência, pelo que me disse o Mendes, é em pouquíssimo tempo acabar inclusive em relação a esses Estados", disse o vice-presidente Michel Temer.
A Rússia é hoje o primeiro destino internacional da carne brasileira, tendo comprado US$ 1,1 bilhão no ano passado.
A indústria de carne suína foi a mais afetada pelas restrições russas, mas o setor viu as vendas melhorarem a partir do segundo semestre de 2012, com a habilitação de novas plantas em outros Estados não embargados.
Em janeiro, a Rússia alcançou um fatia de 29% das vendas totais de carne suína do Brasil, com 11.940 toneladas, um crescimento de 454% ante janeiro de 2012 (2.154 toneladas).
INSPEÇÃO
A partir da próxima semana, representantes da Rússia vão dar início a inspeções em unidades produtoras do Rio Grande do Sul, do Paraná e do Mato Grosso, que ainda enfrentam restrições para exportação de carnes ao mercado russo, disse nesta quarta-feira uma fonte do governo que participou de reunião no Itamaraty.
Segundo a fonte, que pediu para não ser identificada, representantes dos dois países devem voltar a discutir o assunto carnes em nova reunião na quinta-feira.
Em dezembro do ano passado, quando foi à Moscou, a presidente Dilma Rousseff e o presidente, Vladimir Putin, da Rússia fracassaram em fechar o acordo para liberar as exportações brasileiras.
Durante discurso em cerimônia no Palácio do Planalto, Temer apontou avanço no diálogo sobre a exportação de carne suína para a Rússia. "Tanto o Brasil como a Rússia tiveram entendimentos ao longo desse período que amenizam enormemente aquela restrição que havia no passado. Isso vem sendo consolidado neste momento. O ministro da agricultura, Mendes Ribeiro, fez seguidas reuniões nos dias de ontem e hoje com as autoridades dessa área, com resultados extremamente favoráveis", disse.
Comentários