Guaxe-Encomind está pronta para duplicação da MT-358
No máximo, a partir da primeira quinzena de abril próximo a construtora Guaxe-Encomind deve iniciar as obras de duplicação da MT-358, entre a Unemat e a Vila Goiás, na região central de Tangará da Serra. O trecho de 6,5 quilômetros liga os entroncamentos da MT-339 e MT-480.
A projeção foi feita em Cuiabá nesta terça-feira (19) por um dos diretores da construtora, Márcio Aguiar da Silva, um dia após a assinatura do contrato pelo governo. Em projeção rápida, ele levou em consideração as etapas necessárias para início das obras.
“A partir da assinatura do contrato, há os procedimentos técnicos e burocráticos necessários. São, em média, 15 dias para emissão da ordem de serviço e outro período idêntico para realização da topografia, planejamento do trabalho e montagem do canteiro de obras”, explicou o diretor. Ele também considerou as condições climáticas de Mato Grosso, antes do mês de abril, normalmente adversas para execução de obras dessa natureza. A previsão para conclusão é de 360 dias a partir do seu início.
Para o deputado Wagner Ramos, o governador Silval Barbosa cumpriu o compromisso firmado com o médio norte para a duplicação do trecho. “Agora, vamos acompanhar a realização da obra com atenção para outras possíveis necessidades”.
Um dos principais pré-requisitos para início da duplicação, a licença ambiental já foi requerida junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) por meio dos pedidos de Licença Prévia (LP) e de instalação (LI). A divulgação foi feita no Diário Oficial nº 25.927, de 12.11.2012.
O trecho é sobrecarregado pelo volumoso tráfego de caminhões pesados, por conta do escoamento de safras de produtos de todo norte do Estado e do abastecimento interno da região. A mobilização social pela duplicação é antiga e também envolve o Campus Universitário de Tangará da Serra, a Associação e o Sindicato dos Caminhoneiros de Tangará da Serra, e empresas situadas às margens da rodovia.
Comentários