COB anuncia Rio como candidato aos Jogos Olímpicos de 2016
Ao contrário do último pleito, quando a entidade promoveu disputa interna entre cidades, o presidente Carlos Arthur Nuzman anunciou que o critério foi mudado e apontou a sua cidade natal e sede do COB para concorrer à Olimpíada.
Os dirigentes do COB sequer discutiram o assunto com os políticos de outras cidades. Nuzman homologou a candidatura da cidade com base em decisão do Conselho Executivo do COB e na análise de uma consultoria internacional contratada pelo comitê --Event Knowledge Services.
O prefeito César Maia (PFL) ficou sabendo que sua cidade será candidata durante a reunião de ontem. O Rio não apresentou candidatura aos Jogos. "O modelo não tem nenhuma obrigação de ser sempre o mesmo. Se o COI [Comitê Olímpico Internacional] muda os modelos porque não podemos mudar?", disse o dirigente, referindo-se aos critérios diferentes adotados pela entidade internacional a cada disputa.
Segundo estimativa apresentada ontem, seriam necessários cerca de R$ 5 bilhões para o Rio organizar o evento. Cesar Maia comemorou com ironia a escolha do COB.
"A beleza está sendo fundamental", disse Maia, referindo-se ao discurso da vitória de 2003. Na época, disse: "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental".
Na última candidatura brasileira, Rio e São Paulo competiram por cerca de sete meses até 7 de julho de 2003, com a escolha carioca.
Comentários