Kofi Annan tenta apoio do Irã para cessar-fogo no Líbano
O avião do secretário-geral, que faz uma viagem pelo Oriente Médio, pousou no final da manhã de sábado no aeroporto de Teerã, mas os jornalistas não puderam se aproximar do aparelho.
"Estou feliz de retornar a Teerã. Devo discutir com os dirigentes iranianos a aplicação da resolução 1701, que diz respeito ao Líbano", declarou pouco depois de chegar ao hotel. "Também discutirei assuntos que envolvem a região e a comunidade internacional", acrescentou.
Annan deve se reunir neste sábado com o ministro das Relações Exteriores, Manuchehr Mottaki, e com o chefe dos negociadores nucleares, Ali Larijani. No domingo se encontrará com o presidente Mahmud Ahmadinejad e provavelmente com o guia supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei.
Antes da chegada de Annan, o presidente Ahmadinejad voltou a defender o direito do Irã de investir na tecnologia nuclear.
"O povo iraniano não cederá nada em seu desejo de utilizar a energia nuclear com fins pacíficos e as autoridades devem defender com firmeza estes objetivos em todas as negociações", declarou.
Comentários