UE incluirá imigração em agenda de cúpula informal de outubro
Moratinos disse que sua colega finlandesa, Erkki Tuomioja, lhe confirmou a notícia na noite desta sexta-feira, durante o jantar dos ministros das Relações Exteriores europeus após o primeiro dia da reunião informal que acontece em Lappeeranta, no sudeste da Finlândia.
Segundo Moratinos, "o Governo quer que a questão da imigração tenha uma resposta mais eficaz, mais intensa, por parte da União Européia (UE)", e, após a visita esta semana a Bruxelas da vice-presidente do Governo espanhol, María Teresa Fernández de la Vega, tinha como objetivo incluir o assunto na agenda da cúpula.
O ministro espanhol também declarou que aproveitou o jantar para conversar com seus colegas mediterrâneos e de Portugal, que acolheram favoravelmente a iniciativa espanhola de realizar "com urgência" uma reunião para discutir a delimitação da fronteira marítima do sul da UE.
"Agora falta fazer um convite formal. Faremos isso o mais rapidamente possível, mas a vontade do Governo espanhol é que esta reunião aconteça com muita urgência", destacou Moratinos.
A Espanha pediu uma maior e mais eficaz ajuda da União Européia para frear a imigração ilegal após a chegada de milhares de imigrantes subsaarianos neste verão europeu às ilhas Canárias.
Com a reunião sobre a delimitação das fronteiras marítimas, a Espanha pretende evitar que se repitam casos como o ocorrido em julho, quando um pesqueiro espanhol resgatou um grupo de imigrantes e Malta não permitiu sua entrada num porto local alegando que o resgate tinha ocorrido em águas líbias.
Comentários