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Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 12:15

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O estilista Maxime Perelmuter disse hoje em Madri que a moda de seu país é como "um jovem muito criativo e com potencial", que está "amadurecendo" e precisa de mais oportunidades, diante das dificuldades colocadas pela economia brasileira.

Perelmunter falou à Efe no primeiro dia da LatinoAmericaFashion, dentro do Salão Internacional de Moda de Madri, onde apresentará no sábado - em um desfile individual - sua coleção primavera-verão 2007, baseada nas imagens e cores do verão do Brasil e, principalmente, na cidade de Rio de Janeiro.

O estilista brasileiro, uma das grandes atrações do evento e que fechará essa terceira edição LatinoAmericaFashion, disse que esta é uma grande oportunidade para entrar no mercado europeu, além de ressaltar o reconhecimento da qualidade dos trabalhos selecionados pela direção do evento.

"A indústria brasileira está prejudicada, mas tem que oferecer a força comercial necessária para que possamos produzir e entregar nossos produtos fora do país", disse.

Para o estilista, o Brasil produz tecidos de muita qualidade, mas os profissionais sofrem com o baixo poder de consumo e a alta concentração da renda existente no país.

Perelmunter ressaltou a força criativa do Brasil e disse que os estilistas deveriam se aprofundar nas cores e nas características tropicais inerentes à realidade brasileira.

Em sua coleção, o estilista exibirá o que vê do país, um "tropicalismo contemporâneo" no qual imprime suas lembranças e vivências no Rio de Janeiro em tecidos de "muita qualidade" e "100% naturais", com imagens de araras, tucanos, flores e cores inspiradas nas paisagens das praias cariocas.

"Não posso fazer uma coleção de verão que não seja com cores", disse, detalhando alguns dos "símbolos" do verão carioca que serviram de inspiração para seu trabalho, como as praias da Joatinga e de Ipanema e o guarda-sol usado nas areias.

Sobre a presença da moda na vida cotidiana do Brasil e da Espanha, o Perelmuter destacou a dificuldade do acesso da maioria dos brasileiros às novidades, frente à rapidez com que as tendências de cada estação chegam às lojas "populares" espanholas.

Para o estilista, que no LatinoAmericaFashion sua nova marca "Maxime Perelmuter" pela primeira vez em uma feira internacional, a presença destacada do Brasil no evento é devido, entre outros fatores, ao apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), que incentivou a presença de estilistas na feira.





Fonte: Terra

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