Mercado de DVDs de alta definição enfrenta estática
Os formatos concorrentes, o Blu-ray, promovido pela Sony, e o HD-DVD, promovido pela Toshiba, tem por objetivo oferecer melhor qualidade de imagem e recursos interativos, mas alguns dos primeiros usuários não parecem muito impressionados.
"Nenhum dos formatos está vendendo bem ou cumprindo as metas esperadas. Minha expectativa era de que os consumidores pioneiros tivessem mais interesse, e outros grupos de varejo tinham expectativas semelhantes", disse Bjorn Dybdahl, presidente da Bjorn''s, uma loja especializada de eletrônicos localizada em San Antonio, Texas.
Um formato deve triunfar, como aconteceu no caso do VHS, que terminou derrotando o Betamax na guerra dos padrões de fitas de vídeo. O Blu-ray era apontado por muitos especialistas como o provável vencedor, antes do lançamento, devido ao apoio mais firme que conquistou entre os estúdios de cinema.
Mas desde que a Samsung lançou o primeiro aparelho Blu-ray, ao preço de mil dólares, no final de junho, o formato vem enfrentando queixas devido a imagens de baixa qualidade nos discos, rumores sobre escassez de componentes como diodos de laser azul para os aparelhos e outras questões técnicas.
"As expectativas eram altas. Em cada reunião com a Sony, as demonstrações eram espetaculares", disse Dybdahl.
"E aí surgiu o primeiro aparelho Blu-ray, da Samsung, e minhas expectativas foram demolidas. Quando colocamos o disco, todos os vendedores olharam e disseram que a imagem não parecia muito melhor do que a de um DVD comum", acrescentou.
Mesmo assim, os aparelhos e discos de alta definição foram recebidos com agrado por muitos grupos de varejo e analistas de produtos.
Um porta-voz da Samsung Electronics America preferiu não comentar, e a Sony Pictures Home Entertainment disse não ter recebido queixas de seus distribuidores quanto aos discos.
Muitos especialistas da indústria do DVD disseram que a diferença de qualidade pouco notável nos primeiros lançamentos em Blu-ray acontece pela decisão dos estúdios de cinema em usar o padrão de compressão de vídeo MPEG-2 em vez do VC-1, usado em muitos títulos do formato rival HD-DVD.
A Toshiba lançou em abril seus primeiros players de discos HD-DVD players, por cerca de 500 dólares, e o preço mais baixo deu uma vantagem inicial em vendas unitárias. A empresa de pesquisa NPD Group informou que as vendas de players HD-DVD foram 33 por cento maiores que as de equipamentos Blu-ray nas primeiras seis semanas de comercialização.
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