Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 10:42

    Imprimir


Os resultados nos primeiros testes feitos em duas espécies de algodão colorido, pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em Sinop, foram satisfatórios e superaram o rendimento de outras regiões do país. De acordo com o engenheiro Marcus Lacerda, as duas cultivares, BRS Rubi e BRS Safira, tiveram uma média de rendimento de algodão em caroço de 2.067 e 2.149 quilos por hectare, respectivamente.

Os rendimentos foram superiores a média no Nordeste, região em que as variedades foram adaptadas, de 1.894 e 1.915 quilos por hectare de algodão em caroço, para ambas as cultivares trabalhadas.

Por meio dos testes será constado a capacidade de adaptação da planta na região, bem como o rendimento. Um levantamento da Empaer aponta que as variedades podem produzir até 3,5 mil quilos de algodão por hectare.

Outra vantagem no cultivo das espécies é a resistência à pragas e doenças, que reduzem o uso de agrotóxico nas plumas. A boa distribuição de chuvas na região, sem utilizar o método da irrigação, também é um ponto favorável a produção.

Nos primeiros experimentos as duas cultivares passaram por testes de resistência à doenças e produtividade. As duas variedades foram desenvolvidas no início de 2005 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mas ainda são pouco comercializadas.

Uma unidade demonstrativa das variedades também foi instalada em Santa Carmem (30 km de Sinop). Segundo Lacerda, no município a média de produtividade foi inferior. Para a espécie BRS Rubi foi de 1.670 e para o BRS Safira de 1.700 quilos por hectare.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278401/visualizar/