Cepromat disponibiliza novo padrão de serviço de acesso à Internet
A meta da empresa é de que todas as secretarias e órgãos do Estado que utilizam os serviços de Internet estejam operando no novo sistema até o dia 13 de outubro, prazo final para entrada definitiva em operação. “Isso é determinação do Gestor de Informação e Tecnologia da Informação, do Estado, no caso o Cepromat; temos total autonomia para isso”, comenta Adriano Niehues, presidente da estatal.
De acordo com o diretor técnico do Cepromat, Luciano Bigatão, a entrada em operação do AS permite que o acesso à Internet fique disponível de forma ininterrupta e com maior segurança, devido às características dos novos sistemas e equipamentos. “Na prática, isso significa que sistemas que tem o acesso via Internet, como Sefaz e Detran, por exemplo, terão maior disponibilidade e segurança na sua forma de operação”, avalia.
Segundo o presidente do Cepromat, Adriano Nieheus, com os novos links, quatro no total, a estatal fica independente das telecons. “Se um link de uma operadora ficar indisponível, outro link,no mesmo instante, e até mesmo de outra operadora, entra em ação”, diz. A empresa usará dois links de cada operadora, Embratel e Brasil Telecom. Cada link, segundo Niehues, virá por meio físico diferente, ou seja, se um cabo de fibra óptica chega ao Cepromat por uma determinada rota, outro chega de forma diferente e assim por diante, garantindo maior disponibilidade.
Outro fator preponderante neste tipo de sistema é a conectividade, ou seja, vários serviços em um único meio. “Estes links vão facilitar a entrada em operação do projeto RDVI (Rede de Dados Voz e Imagem) do Cepromat” diz Adriano.
Na semana passada, a empresa apresentou o projeto AS para técnicos das diversas secretarias do Governo, que ficaram satisfeitos com a inovação. “Acredito que o Cepromat está no caminho certo da modernização, há três anos estamos percebendo as constantes inovações e isso é bom para o estado”, diz Leonardo Heros, técnico do MT Fomento.
Comentários