Irã insiste em conversações para terminar impasse nuclear
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, disse na quinta-feira que Teerã não cumpriu o prazo de 31 de agosto para suspender o enriquecimento de urânio.
"A República Islâmica do Irã acredita que o único modo possível de se alcançar resultados aceitáveis e justos para todas as partes é através de negociações e respeitando os direitos legítimos do Irã", afirmou o porta-voz da chancelaria iraniana Hamid Reza Asefi.
"As atividades do Irã são transparentes, públicas e têm objetivos pacíficos... e (a questão nuclear) pode ser facilmente resolvida através de negociações", disse ele, segundo a agência de notícias oficial Irna.
O Ocidente acusa o Irã de buscar construir bombas nucleares, uma acusação negada pelo país islâmico.
O presidente Mahmoud Ahmadinejad repetiu seu discurso na sexta-feira, prometendo que não desistirá nunca das ambições nucleares do Irã. "A República Islâmica do Irã nunca vai abrir mão de seus direitos óbvios a atividades nucleares pacíficas", disse Ahmadinejad.
"As alegações dos países ocidentais que dizem que o Irã busca armas nucleares são completas mentiras porque não precisamos de armas nucleares", acrescentou.
Comentários