Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 05:35

    Imprimir


O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, desafiou seus críticos e se negou a fixar uma data para sua saída do Governo, insistindo que não tem intenção de falar sobre seu futuro antes da Conferência Trabalhista deste mês.

Em entrevista publicada hoje pelo jornal britânico "The Times", o líder trabalhista considerou que seus correligionários deveriam "abandonar a obsessão" com a liderança do partido para se dedicar às tarefas de Governo.

O primeiro-ministro do Reino Unido enfrenta uma queda vertiginosa dos trabalhistas nas enquetes e uma rebelião em suas próprias fileiras. Cada vez mais membros do partido pedem que ele fixe uma data para deixar o cargo.

"Farei o que for melhor para o país e o partido, para, quando chegar o momento, minha partida acontecer de forma estável, sensata e ordenada", disse, ressaltando que, enquanto isso, pretende continuar "com a tarefa de ser primeiro-ministro".

Blair anunciou em setembro de 2004 que não disputaria a reeleição novamente, após as eleições antecipadas de 2005. Ele admitiu que as enquetes são "difíceis" para o Partido Trabalhista, que perde para conservadores por uma diferença de sete a nove pontos.

"Mas nosso problema nas enquetes vai aumentar se as pessoas acharem que estamos paralisados como Governo ou que perdemos fôlego debatendo a mudança de liderança", alertou.

O primeiro-ministro negou que tenha a intenção de se manter de forma indefinida no poder. Ele diz que não faz "mais do que qualquer outro primeiro-ministro na mesma situação".

"Darei tempo de sobra a meu sucessor", prometeu Blair.

Durante a entrevista, Blair não confirmou se a próxima conferência Trabalhista, de 24 ao 28 de setembro, em Manchester, seria a sua última como líder do partido. Ele pediu o fim das especulações.

Blair vai discursar na conferência de Manchester logo depois de seu ministro das Finanças, Gordon Brown, considerado o sucessor natural




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278526/visualizar/