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Economia
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 02:36
Por: Roseli Riechelmann

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A ruptura de um cabo óptico da Embratel na rota São Paulo-Curitiba interrompeu ontem os serviços de telefonia e internet em vários municípios de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e a Capital de São Paulo. No Estado, a pane deixou 55% das agências do Banco do Brasil (BB) fora do ar durante quatro horas (das 8h às 12h).

Das 91 agências no Estado, 50 foram prejudicadas. Em Cuiabá, apenas as agências localizadas na avenida Rubens de Mendonça e Shopping Três Américas, além de alguns terminais de auto-atendimento ligados a elas funcionaram.

O BB possui no Estado 828 terminais, porém ontem não divulgou quantos ficaram desligados. Operações como saques, depósitos, transferências e empréstimos da linha de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) não puderam ser efetivados.

A gerente administrativa do setor varejo do Banco do Brasil, Antônia Wanderleide dos Santos, garantiu que a paralisação não chegou a prejudicar a movimentação financeira interna das agências, pois a normalização do sistema se deu às 12 horas, ou seja, uma hora após o início oficial das atividades internas das agências bancárias. Normalmente feita às 11 horas. "Nesse período deslocamos funcionários para auxiliar no atendimento aos clientes, nas duas agências que não saíram fora do ar".

Quanto ao impacto da movimentação financeira nos terminais de auto-atendimento, o Banco do Brasil não divulga os valores das operações diárias, alegando medidas de segurança. Mas a instituição financeira detém 64% do mercado bancário em Mato Grosso.

Apesar da pane, entidades do varejo, como a Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio) e a Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat) e lojistas não registraram queixas ou perdas financeiras. Um dos motivos é o fechamento contábil do comércio ter sido feito na quarta-feira.

No caso dos supermercados, as grandes redes como o Modelo possuem um sistema interligado com vários outros bancos. Na eventual falha de um sistema, imediatamente passam a operar com outro.

Até o fechamento desta edição, a assessoria de comunicação da Embratel não sabia informar quais os motivos que levaram à ruptura do cabo óptico no interior paulista. Apenas informou que há suspeitas de que seria consequência de ações de terceiros.

A normalização no sistema de comunicação voltou em todas as localidades atingidas, a partir das 14 horas de ontem, horário de Brasília.

Em Nortelândia tanto a agência do Banco do Brasil como a Casa Lotérica, tiveram os mesmos problemas.




Fonte: A Gazeta

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