Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 01:53

    Imprimir


Lideranças do agronegócio reunidas ontem em Porto Alegre (RS) concluíram que a demora para resolver o endividamento agrícola atrasa o plantio da safra 06/07 da soja brasileira. A conclusão saiu durante reunião conjunta das Comissões de Cereais, Fibras e Oleaginosas e Crédito Rural da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT) representou o Estado no encontro. “Vamos levar novamente os pleitos ao governo federal. A dificuldade de acesso ao crédito para custeio pode prejudicar a próxima safra”, alerta o presidente da entidade, Rui Ottoni Prado.

Segundo os produtores rurais, os bancos não refinanciam o Pesa/Securitização para quem não tem limite de crédito junto às instituições financeiras. No caso da linha de crédito agrícola com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT-Giro Rural), apenas os débitos com o Banco do Brasil foram resolvidos até o momento. “Dos cerca de 400 mil contratos que precisam ser renegociadas, mais de 300 mil ainda estão pendentes. Ou seja, o FAT atendeu apenas 25% da demanda”, revela Prado. Ele também explica que os bancos estão incentivando o hedge, mas que o momento não é propício: “É uma ferramenta boa, mas na alta do mercado”.

Prado disse que as lideranças pedem maior comprometimento dos produtores rurais com os candidatos que representam a classe. “Nós não temos representatividade política. Isso tem que mudar porque precisamos de alguém que nos represente no Congresso Nacional”, exclama.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278570/visualizar/