Educação Financeira será debatida em Convenção de mulheres de negócios
Umas das coordenadoras do programa “Mulheres em Ação”, criado em 2003 pela Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), Inês Bozzini, fará palestra sobre “Educação Financeira” na 18ª Confam (Convenção da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais), que acontece entre os dias 2 a 6 de setembro, no Pantanal Mato-Grossense, com abertura no Hotel Deville em Cuiabá-MT.
O evento é uma realização da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Brasil e da BPW Cuiabá, e tem objetivo avaliar projetos, encaminhar correções e orientações necessárias, assim como apresentação de novas preposições. A presidente da BPW Internacional, Chonchanock Viravan, da Tailândia, e a presidente da BPW Brasil, Beatriz Zanett Fett são presenças confirmadas no evento. Show temático, palestras, apresentação de cases, reuniões de trabalho, plenárias, mesa redonda, cerimônia, festa e entretenimentos fazem parte da programação
O programa “Mulher em Ação” foi criado para aproximar o mercado de ações e o público feminino, fornecendo instrumentos e informações sobre o mercado de ações, como alternativa de poupança e de financiamento.
O programa foi criado depois que a Bovespa percebeu que dos 750 clubes de investimentos formados a partir de um outro projeto da instituição, grande parte teve iniciativa do público feminino. Verificou-se o interesse das mulheres por investimento, refletindo sua natureza empreendedora e transformadora.
O ‘Mulheres em Ação’ esclarece dúvidas e oferece explicações sobre como investir, produzindo informação consistente, gerando credibilidade e acesso, em sintonia com a demanda desse público.
Esse programa Mulheres é o módulo feminino da campanha de popularização “BOVESPA vai até você” que visa aproximar o público do mercado de ações, fornecendo educação financeira e esclarecimentos sobre o tema.
Entre as iniciativas desenvolvidas no projeto, destacam-se: o Guia de Planejamento Financeiro, cartilha básica sobre o mercado de capitais para o público feminino. A idéia é auxiliar a mulher a organizar o orçamento doméstico e suas finanças pessoais. E a Planilha de Orçamento Pessoal, projetada no Excel, especialmente para ajudar a mulher a gerenciar seu orçamento pessoal de forma muito fácil e eficaz.
O ‘Mulheres em Ação’ Bovespa realizou uma pesquisa com 1500 mulheres de seis capitais brasileiras e descobriu que o hábito de poupar ou investir é valorizado por elas.
De acordo com a amostragem, 62% delas afirmam cultivar o hábito de poupar/ investir e uma parcela ainda maior (86%) pretende que os filhos tenham este hábito. No entanto, observa-se que as mulheres ainda carecem de informação e orientação quanto aos investimentos financeiros.
Investimentos menos usuais e tidos como de maior risco – como é o caso das ações – geram insegurança. Muitas desconhecem os processos e meios para investir e gerenciar seu dinheiro.
Na verdade, parece haver uma falha na comunicação das instituições financeiras com este público. Os bancos oferecem orientação, mas ela não basta ou não é suficientemente clara e acessível.
As mulheres demandam maior praticidade no investimento e maior acessibilidade a informações (por exemplo, uma linguagem dirigida a elas).
Comentários