Grandes portais reforçam canais de música digital no Brasil
Nesta quinta-feira, o portal e provedor de Internet Terra divulgou o lançamento na próxima semana da loja de música online Sonora (http://sonora.terra.com.br), com acervo de mais de 600 mil canções de gravadoras como Sony/BMG, Trama, Warner Music e EMI.
Além disso, o Yahoo Brasil informou uma reformulação de seu canal de música online (www.yahoo.com.br/musica), com adição de cerca de 200 mil músicas ao catálogo, que também inclui artistas da Universal e Warner entre outros selos independentes.
Os anúncios seguiram-se ao lançamento, em 21 deste mês, da loja de música online da gravadora Warner Music no país e do site de venda de canções do provedor e portal UOL, no primeiro semestre.
"Houve um aumento de acesso por banda larga muito grande em residências do Brasil de 2004 para cá... As pessoas com banda larga passaram a ter mais tempo para navegar e passaram a consumir entretenimento na Web. Antes não era tão confortável ouvir música na Internet quanto é agora", disse o analista de Internet da empresa de pesquisa Ibope Inteligência, José Calazans, em entrevista por telefone.
A loja do Terra permite o download pago de músicas por entre 2,25 e 2,99 reais por faixa. Além do download individual, a loja da empresa traz uma opção de assinatura mensal por 14,90 reais. Essa modalidade permite que o usuário ouça pelo computador, sem fazer download, músicas do catálogo conforme o seu critério, com possibilidade de criação de playlists.
De acordo com Calazans, o Brasil tem o maior índice mundial de audiência de sites e serviços de música online, em termos de penetração entre a base de internautas residenciais, com 49,5 por cento em julho ante 42,6 por cento um ano antes. Atrás do país, aparecem os Estados Unidos, com 10 pontos percentuais a menos.
Citando dados de relatório levantado pela Ibope//NetRatings, Calazans informou que 70 por cento dos 13,4 milhões de internautas residenciais do país acessaram a Web por banda larga em julho deste ano.
Comentários