Seduc realiza assessoramento pedagógico em escolas de Chapada
O principal objetivo da visita foi averiguar as necessidades dessas unidades escolares, bem como o assessoramento pedagógico sobre educação do campo, já que duas delas estão localizadas na zona rural. Além disso, elas aproveitaram para repassar orientações curriculares sobre o projeto Beija-Flor e averiguar o andamento de obras em duas escolas.
A Escola Estadual São José, localizada na comunidade rural de Água Fria, foi a primeira a receber a equipe da Seduc. Na ocasião, a secretária e as duas técnicas realizaram uma reunião com o diretor Antonio Marcos e os profissionais da educação da instituição, que atende 421 alunos, nas modalidades de Ensino Fundamental, por meio dos Ciclos de Formação Humana, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Nesta escola, elas falaram sobre as formas diferenciadas de atendimento à EJA no campo. Isso porque, o estabelecimento de ensino atende 195 estudantes em cinco salas anexas, que funcionam na comunidade vizinha de João Carro, numa escola municipal.
“Pedimos aos professores e diretores que o atendimento realizado pela EJA respeite o horário dos alunos, que são trabalhadores do campo. Sabemos a dificuldade que eles encontram, por isso trouxemos orientações e formas diferenciadas de atendimento. Também ouvimos os profissionais da escola e suas sugestões”, destacou Marta.
Logo em seguida, a secretária-adjunta e as duas técnicas realizaram a vistoria na Escola Estadual Reunidas de Cachoeira Rica, na comunidade homônima, que atende 263 estudantes nos Ensinos Fundamental, Médio e Beija-Flor.
Durante a visita, a secretária realizou o assessoramento ao projeto Beija-Flor e a vistoria na construção da nova sede, que possui oito salas de aula, biblioteca, sala para informática, cozinha, refeitório e todas as dependências administrativas. Pela primeira vez, depois de sua fundação em 1939, a unidade terá uma sede própria, que está custando aos cofres públicos mais de R$ 654 mil. Antes funcionava em um barracão comunitário, numa sala de palha e uma casa adaptada em três pequenas salas aula.
Marta fez um relato sobre as políticas educacionais que vêm sendo desenvolvidas pelo Estado, principalmente sobre o atendimento aos alunos do campo e jovens e adultos. “Receber a visita dos técnicos da Seduc é muito importante pra todos nós. Tínhamos muitas dúvidas a respeito do atendimento diferenciado ao Beija-Flor e agora conseguimos saná-las”, destacou a diretora da instituição, Ângela Maria de Moraes.
A última escola a receber a visita da equipe da Seduc foi “Ana Tereza Albernaz”, que está localizada na sede do município e passa por uma reforma geral no valor de R$ 366 mil. Assim como as demais escolas, esta também atende alunos de EJA. Marta e as duas técnicas da Seduc verificaram o andamento da obra, bem como repassaram as orientações sobre a EJA e a elaboração do Projeto Político Pedagógico da unidade.
“Foi um dia muito proveitoso. Os profissionais da educação do interior sentem uma necessidade de maior aproximação com os técnicos da Seduc. Este trabalho, vale ressaltar, está sendo realizado desde o início do ano por várias equipes. Já realizamos, por exemplo, visitas em 100% das escolas que foram implantadas o projeto Beija-Flor e 30% nas escolas do Campo”, finaliza Marta.
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