Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 31 de Agosto de 2006 às 10:00

    Imprimir


A Espanha assumirá o comando de uma das duas brigadas multinacionais que a ONU deve enviar ao sul do Líbano, e para isso contará com tropas da Bélgica, Finlândia, Portugal e Polônia, disseram hoje fontes militares.

Para delinear, coordenar e definir esta força, o chefe de Estado-Maior da Defesa espanhola, o general Félix Sanz Roldán, convocou para amanhã, em Madri, responsáveis militares do Estado-Maior da Bélgica, Finlândia, Portugal e Polônia.

As fontes militares disseram que diante de uma operação internacional é comum que o país que liderará uma brigada - neste caso, a Espanha - convoque os outros países que farão parte da mesma.

As Nações Unidas não precisaram detalhes da operação, como o número de brigadas e suas áreas de responsabilidade, mas os militares espanhóis trabalham com a hipótese de que serão duas as brigadas de capacetes azuis no sul do Líbano.

Uma delas estaria sob comando italiano ou francês, e a outra liderada pela Espanha, segundo as mesmas fontes.

A brigada espanhola contaria com mais de 2.000 efetivos, somando os soldados contribuídos pela própria Espanha.

O Governo espanhol prometeu uma contribuição de entre 800 e 1.000 efetivos; a Bélgica, cerca de 400; Polônia e Finlândia, 250 cada; e Portugal, 140.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278744/visualizar/