Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 30 de Agosto de 2006 às 14:55

    Imprimir


Cientistas da Universidade de Missouri-Columbia, nos Estados Unidos, criaram uma fórmula matemática que é capaz de separar o áudio de maneira que se consiga reproduzir a voz de uma pessoa, com suas características, mesmo que ela esteja em um ambiente barulhento, o que pode favorecer investigações e outros setores de segurança.

Chamada de "signal reconstruction without noisy phase", algo como "reconstrução de sinal sem a componente ruidosa", a tecnologia permite, por exemplo, isolar a voz de uma pessoa em um ambiente que outras 25 estejam falando ao mesmo tempo. "Teoricamente, nossa solução diz que você conseguiria pegar vozes de um velho e estridente microfone, e então separá-las para ouvir o que cada pessoa está dizendo com sua própria voz", afirmou o professor Dan Casazza, envolvido nas pesquisas.

A fórmula poderá ser utilizada em programas que anteriormente podiam reproduzir vozes separadamente, mas com perdas nas características de voz. No entanto, os cientistas ainda não criaram um algoritmo capaz de produzir resultados consistentes, trabalhando ainda no método de tentativa e erro, o que também não pode ser reproduzido facilmente, noticiou o site Information Week.





Fonte: Magnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278964/visualizar/