Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 30 de Agosto de 2006 às 10:40

    Imprimir


Trazer novas informações técnicas, oportunizar a aproximação entre produtores e corpo técnico de Mato Grosso e de outros estados são as premissas do Seminário Mato-grossense de Apicultura, que a Federação das Entidades Apícolas de Mato Grosso (Feapismat) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promovem no sábado, 02/09, no Centro de Eventos do Pantanal, com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, José Gomercindo Correa da Cunha.

A grande novidade será feira do mel, que apesar de estar na sua segunda edição, foi ampliada. Além da exposição de máquinas e equipamentos, haverá venda de produtos apícolas, cosméticos à base de mel e consultoria de beleza, bem como artesanato temático, sem falar nas oficinas de gastronomia que serão ministradas gratuitamente. A feira e as oficinas serão abertas à população em geral, das 09 às 18 horas.

Na programação do seminário, que tem apoio do Grupo Gestor do Projeto de Apicultura da Região Sudoeste e do Núcleo de Apicultura da Região Noroeste, palestras e clínicas tecnológicas. Segundo a técnica Helen Camargo, da Unidade de Agronegócio Territorial, o evento tem como objetivo fortalecer esse eco-negócio, reunir informações, tecnologias e novas alternativas para os apicultores. “O evento abre espaço para troca de experiências e atualização de conceitos e modernização de técnicas e processos produtivos”, ressalta.

Os temas das palestras são: A importância do agronegócio apícola na agricultura familiar, Novas tendências do manejo apícola para alta produtividade, Apresentação dos resultados do estudo da flora apícola na região Sudoeste de Mato Grosso e Importância da Feapismat para o desenvolvimento da apicultura no Estado de Mato Grosso. Os palestrantes convidados são Doutora Lucimar Pontara Perez, da Universidade Estadual de Maringá, Robson Sousa Raad, da Cooperativa de Apicultores do Vale do Carangola (MG), Doutora Carla Galbiatti, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Walmir Guse, presidente da Federação das Entidade Apícolas de Mato Grosso.

Haverá clínicas tecnológicas sobre produção de abelha rainha, alimentação artificial, produção e processamento de pólen, de própolis e de cera. Os produtores interessados em conhecer um pouco mais sobre esses temas, poderão fazer contatos com os especialistas Joail Humberto, apicultor e ex-presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, Robson Souza Raad (Coapivac), Márcio do Nascimento Ferreira (UFMT), Doutora Lucimar Pontara Perez e Walter Gressler, professor da Sociedade Nacional de Apicultura.

As oficinas de gastronomia serão ministradas em dois horários. Pela manhã, os professores Valdir Araújo e Fagla Gadalupe Trade, da Escola Agrotécnica de Cáceres, vão ensinar receitas de rosca e pães à base de mel e da bolacha lua-de-mel, feita com castanha-do-brasil orgânica. Na parte da tarde, serão ministradas oficinas com o chef de cozinha e professor da Faculdade de Gastronomia da Universidade de Cuiabá (Unic), Gilmar Fava, que vai ensinar o preparo de pratos de carne de ovino com molho e tempero à base de mel e ervas finas, e de molhos para saladas feitos com mel. Além disso, vai dar dicas sobre harmonização de vinhos para acompanhar pratos feitos com um toque de mel.

O gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) de Apicultura de Cáceres, Rubens de Pinho, ressalta que este seminário é mais uma ação para fortalecer o setor da apicultura, uma atividade que vem crescendo muito no Estado e tem se mostrado como uma alternativa economicamente viável, especialmente para os pequenos produtores. “Além disso, a apicultura é uma atividade que garante a preservação do meio ambiente”, ressalta. Ele lembra ainda que Cuiabá vai sediar o 18º Congresso Brasileiro de Apicultura, em 2010, maior evento do setor, que reúne produtores e especialistas do Brasil e de outros países. “A escolha de Mato Grosso para sediar esse congresso é a prova de que a apicultura está se fortalecendo como atividade econômica no Estado”, conclui.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279031/visualizar/