Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 30 de Agosto de 2006 às 02:16
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


O spray anti-respingo de solda, que provoca efeito semelhante ao de lança-perfume, virou a nova "mania" dos jovens. Esse é um dos produtos que têm venda liberada por lei e são usados como drogas. Ao preço de R$ 12, o spray é facilmente comprado em casas especializadas.

A reportagem adquiriu uma lata sem nenhuma dificuldade ou questionamento por parte do vendedor sobre a idade de quem comprava e a finalidade do uso. Na embalagem do produto consta o aviso de "Venda Proibida para Menores de Dezoito Anos", conforme exige a portaria nº 169 de 21 de fevereiro de 2003, do Ministério de Justiça.

Composto por óleos minerais, solventes e gás carbônico, o produto traz no rótulo o alerta sobre o perigo do uso incorreto ou inalação deliberada, podendo ser nocivo a saúde e provocar a morte. Mesmo diante do aviso, jovens não se intimidam e inalam o spray a procura de diversão.

A psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do CPA 4, Dainir Feguri, adverte que o spray produz efeitos semelhantes ao da cola de sapateiro e outros solventes ou inalantes. O uso de drogas, assim como o álcool, ocasiona problemas físicos e mentais em pessoas de todas as idades. Porém, em crianças e adolescentes os danos podem ser piores por estarem em fase de desenvolvimento.

Como a "viagem" provocada por inalantes e solventes é rápida, o drogadito usa cada vez com mais frequência os produtos. "Isso provoca danos irreversíveis no cérebro e até na medula óssea. Alguns morrem sufocados com o próprio plástico usado para consumir a droga", adverte Dainir.

O uso crônico do spray pode levar a dependência, dano hepático e renal, doenças pulmonares, paradas cardíacas, estados confusionais, podem incentivar a agressividade e depressão.

O delegado Siderley Nascimento explica que é complicado fazer um controle de vendas dos produtos como o anti-respingo porque existe a finalidade apropriada e por isso a venda é liberada a exemplo do que ocorre o spray, fabricado para dar melhor acabamento nas soldas. "Se alguém estiver transportando o produto, não há parâmetro legal nem para que seja feita apreensão do material".

O trabalho desenvolvido pela polícia é referente a proibição da venda para menores de 18 anos. Um adulto que for pego vendendo produtos com a finalidade de drogas pode ser indiciado e responder a processo.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279172/visualizar/