Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 29 de Agosto de 2006 às 19:00

    Imprimir


Os EUA afirmaram hoje que esperam que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, peça ao Governo da Síria que cumpra as resoluções da ONU sobre a investigação do assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri e sobre o desarmamento do Hisbolá.

Chávez visitará amanhã a Síria, país que Washington considera patrocinador do terrorismo, e se reunirá com seu homólogo Bashar al-Assad.

Tom Casey, um porta-voz do Departamento de Estado americano, sugeriu o caminho que a conversa deve tomar.

"Achamos que o importante é que todo aquele que falar com o Governo a Síria enfatize a necessidade de cumprir suas obrigações internacionais, incluídas as que estão na resolução 1559 do Conselho de Segurança e na resolução 1701", disse Casey em entrevista coletiva.

A resolução 1559 pediu em 2004 a retirada de forças da Síria do Líbano, sua cooperação com a investigação do assassinato de Hariri e o desarmamento do Hisbolá.

Já a recém aprovada resolução 1701 pede o fim das hostilidades entre Hisbolá e Israel e ordenou o envio de soldados da ONU para o sul do Líbano.

Casey não quis criticar o governante venezuelano por sua visita a Damasco.

"Todos os países estão livres para estabelecerem ou manterem as relações bilaterais que desejarem com outros países", declarou.

Ao ser perguntado se os EUA consideram a viagem como uma "provocação" de Chávez, Casey respondeu: "A vejo como uma decisão tomada pelo Governo venezuelano sobre suas relações com a Síria e teria que conversar com ele sobre suas razões".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279222/visualizar/