Diretor indiano Hrishikesh Mukherjee morre aos 83 anos
Mukherjee, de 83 anos, que começou sua carreira em 1948 como assistente de direção, fez mais de 40 filmes indianos e era considerado um criador de tendências de Bollywood.
Ele adoeceu por algumas semanas e foi internado em um hospital em Mumbai, onde morreu no domingo.
Os filmes de Mukherjee focavam as incontáveis emoções de indianos comuns e refletiam ideais socialistas, raros em uma indústria conhecida por seus quadros de dança e canto e por seus dramas românticos e violentos.
"Éramos amigos e crescemos juntos, mas quando penso em uma invasão do cinema indiano, Hrishikesh já o fez", disse o renomado cineasta indiano Mrinal Sen.
"Estamos todos chocados hoje", acrescentou.
Apesar de ele ter trabalhado com diversos astros de Bollywood, Mukherjee é mais lembrado por "Mili", "Anand" e "Chupke Chupke", dos anos 1970, em que trabalhou o ícone de Bollywood Amitabh Bachchan.
Os filmes foram grandes sucessos e tornaram-se retratos inovadores de homens e mulheres de classe média, dizem críticos.
Mukherjee fez seu último filme em 1998, e desde então vivia recluso, em luto pela perda da mulher, de um irmão e de seu filho mais novo. "Ele nunca falou muito sobre seu trabalho e manteve-o para si, mas seus filmes revelaram sua persona para o mundo", acrescentou Sen.
Comentários