Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 28 de Agosto de 2006 às 07:16

    Imprimir


O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, chegou nesta segunda-feira a Beirute, no Líbano, para a primeira etapa de sua viagem pelo Oriente Médio que tem o objetivo de consolidar o cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah.

Annan deve se encontrar com o premiê libanês, Fouad Siniora, na manhã de segunda-feira e com o presidente do Parlamento, Nabih Berri, um aliado do grupo Hezbollah. Ele também deve visitar Israel, territórios palestinos, Síria e Irã.

O secretário-geral da ONU deve discutir com Siniora e Berri o envio de uma força internacional de paz para o sul do Líbano e também cobrar do governo libanês sua responsabilidade em fazer com que o Hezbollah cumpra sua parte no cessar-fogo.

No domingo, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, disse que o grupo militante não vai se opor à presença da força internacional de paz no sul do Líbano, desde que as tropas não tentem desarmar a milícia xiita.

Leia mais: ONU diz que tropa para o Líbano está quase formada

Irã

Um integrante do alto escalão do governo libanês, citado pela agência de notícias Reuters, disse que Siniora pedirá que Annan pressione Israel a encerrar o bloqueio aos portos e aeroportos libaneses.

Não está claro se o secretário-geral da ONU irá se encontrar com o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah.

Annan já havia dito que as tropas de paz não vão tentar desarmar o Hezbollah à força.

Leia mais: Hezbollah aceitará tropa da ONU, mas sem se desarmar

Sobre a passagem pelo Irã, segundo o correspondente da BBC em Nova York, Mike Sergent, integrantes da ONU dizem acreditar que o país deva ser incluído no diálogo sobre a paz na região.

Annan não esteve no Irã desde que o presidente Mahmoud Ahmadinejad foi eleito em novembro de 2005. Uma visita anterior foi cancelada após o iraniano ter dito que Israel deveria ser 'riscado do mapa'.

A visita desta semana não deve ocorrer antes da quinta-feira, quando termina o prazo do Conselho de Segurança da ONU para que o Irã suspenda suas atividades de enriquecimento de urânio.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279789/visualizar/