Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 26 de Agosto de 2006 às 16:32

    Imprimir


O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, inaugurou neste sábado a unidade de produção de água pesada de Arak, no centro do país, destinada ao abastecimento de um polêmico reator nuclear em construção junto ao local, garantindo que o Irã defenderá "com força" seu direito à tecnologia nuclear.

"Não se pode privar nenhum povo de seus direitos e o povo iraniano defenderá com força seus direitos" à tecnologia nuclear, declarou o presidente durante entrevista coletiva.

A usina, com superfície de vários hectares e cercada de um campo, fica perto do povoado de Jondab (50 km a noroeste da cidade de Arak) e é protegida por uma dezena de baterias antiaéreas e alambrado. A água pesada produzida será usada como líquido de esfriamento e fluido moderador da atividade do reator experimental de 40 megawatts, que deve ser concluído em 2009.

"A produção de água pesada começou no último dia 11 de julho, e hoje é a inauguração oficial", informou um responsável pela unidade, que pediu para não ter o nome divulgado. Segundo o porta-voz da diplomacia iraniana, Hamid Reza Assefi, citado pela TV estatal, o país "considera o início das atividades nesse complexo parte de seus direitos legais e internacionais".

Assefi, no entanto, qualificou o início da produção de água pesada como "outro grande passo para que a República Islâmica use seu direito inalienável de adquirir tecnologia nuclear pacífica".

Esta inauguração ocorre a cinco dias do vencimento do prazo dado pelo Conselho de Segurança da ONU ao Irã para que suspenda o enriquecimento de urânio. O Irã tem até 31 de agosto para aplicar a resolução. Caso o país se negue, poderá enfrentar sanções. Na terça-feira, 22 de agosto, a República Islâmica respondeu a uma oferta de cooperação econômica e militar das grandes potências em troca da suspensão de seu enriquecimento de urânio pedindo novas negociações, mas omitiu se pronunciar sobre a condição de suspender esta atividade.

Em resolução aprovada no último mês de fevereiro, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pediu que o Irã reconsiderasse a construção do reator, que produzirá uma quantidade significativa de plutônio, usado na fabricação de armas nucleares.

A inauguração intensifica ainda mais os temores dos países ocidentais sobre a verdadeira finalidade do programa nuclear iraniano, que Teerã qualifica de totalmente pacíficos, enquanto americanos e europeus temem a fabricação de armas atômicas.

Ahmadinejad garantiu que o Irã não representa uma ameaça aos demais países, nem mesmo para Israel. "A mensagem do povo iraniano é de paz, calma e coexistência de todos os povos, com base na justiça", disse. Mas Israel considera o programa nuclear iraniano uma ameaça a sua existência.

A água pesada é a água formada por átomos de hidrogênio pesado - com isótopos deutério (óxido de deutério) ou trítio (óxido de trítio) -, que se usa freqüentemente como refrigerante nos processo de fissão do urânio. Sua fórmula química é D2O.

A tecnologia de reatores com água pesada já foi usada por Índia e Paquistão para fabricar a bomba atômica. Presume-se que Israel e Coréia do Norte também a tenham utilizado para obter sua suposta capacidade nuclear militar.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280062/visualizar/