Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 26 de Agosto de 2006 às 04:19

    Imprimir


Entre os dias 28 e 31 deste mês, a área de abrangência da Pequena Central Hidrelétrica Garganta da Jararaca estará interditada para a conclusão do processo de enchimento do reservatório.

As obras serão concluídas em breve e a partir de setembro de 2006 a pequena central hidrelétrica inicia geração comercial. A PCH está sendo implantada pela empresa Rio do Sangue Energia, no rio do Sangue, afluente do rio Tapajós, entre os municípios de Nova Maringá e Campo Novo dos Parecis.

A PCH vai gerar 29,3 MW de energia elétrica constante e de boa qualidade, abastecendo os municípios de São José do Rio Claro, Nova Maringá e Campo Novo do Parecis. O enchimento do reservatório marca o início do período de operação do empreendimento. A formação do lago tem duração de aproximadamente 83 horas.

Antes desta etapa importante da obra, foram executadas diversas ações envolvendo aspectos de segurança e de controle ambiental, como programas ambientais e culturais visando prevenir impactos ao meio ambiente e resgatar a cultura local. São eles: Monitoramento e Resgate da Fauna, Monitoramento e Resgate da Ictiofauna, Monitoramento Hidrossedimentológico e Níveis de Água, Monitoramento Limnologico e Qualidade da Água, Recuperação de Áreas Degradadas, Limpeza da Área do Reservatório, Salvamento Arqueológico e Comunicação Social.

Durante o período de enchimento, estarão na área equipes especializadas em meio ambiente, composta por biólogos, engenheiros florestais e sanitaristas. Eles realizarão atividades de salvamento de animais e monitoramento da qualidade da água do rio. Com o objetivo de fiscalizar, dar segurança e prevenir acidentes, participarão dos trabalhos equipes da Sema, Ibama, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Ambiental.

Enquanto durar o enchimento, só poderão ter acesso à área pessoas previamente cadastradas e autorizadas.




Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280231/visualizar/