Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Agosto de 2006 às 23:59

    Imprimir


O presidente do Peru, Alan García, fará uma visita oficial ao Brasil nos dias 9 e 10 de novembro, confirmaram hoje em Brasília os ministros das Relações Exteriores dos dois países.

O chanceler peruano, José Antonio García Belaúnde, disse em entrevista coletiva ao lado do chefe do Itamaraty, Celso Amorim, que as datas já foram definidas e que a visita de García servirá para dar um novo impulso às relações bilaterais, que ele considerou "excelentes".

García Belaúnde lembrou que autoridades do Brasil foram as primeiras a visitar o Peru após a posse de Alan García, e disse que as relações entre as duas nações são consideradas "estratégicas" pelo Governo peruano.

Segundo Amorim, os dois países têm interesse em desenvolver "sociedades" nas áreas de energia, turismo e, fundamentalmente, em infra-estrutura, com o objetivo de continuar os esforços para criar pontes entre o Atlântico e o Pacífico.

O chanceler brasileiro ressaltou a importância da "estrada interoceânica" que está sendo construída em parceria entre os dois países há dois anos. A via, que começa na fronteira entre Peru e Brasil e segue em direção ao Pacífico, é considerada uma ferramenta fundamental para o comércio.

Nesse sentido, Amorim destacou o crescimento do comércio bilateral e estimou que este ano chegará a cerca de US$ 2 bilhões, com a balança levemente favorável para o Brasil.

Esta melhoria nas relações comerciais foi atribuída por Amorim ao processo de integração na América do Sul, que na sua opinião "avança" e "se reforça", apesar de algumas nações da região, como o próprio Peru, terem assinado acordos de livre-comércio com os Estados Unidos.

Amorim afirmou que os acordos com os Estados Unidos não representam um obstáculo ao comércio regional, segundo afirmam alguns setores políticos, embora tenha admitido que é preciso buscar fórmulas para compatibilizar esses convênios com os que já existem em outros âmbitos, como o Mercosul.

Após o encontro com Amorim, García Belaúnde foi para São Paulo, a segunda escala de sua visita ao Brasil, onde se reunirá com empresários e inaugurará uma mostra sobre a cultura Mochica, na qual serão exibidas descobertas arqueológicas no Peru nos últimos anos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280255/visualizar/