Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Agosto de 2006 às 22:33

    Imprimir


O Ministério das Relações Exteriores do Equador apresentou hoje um "enérgico protesto" ao Governo colombiano, devido à queda em território equatoriano de um projétil militar procedente da Colômbia, que deixou três pessoas feridas.

O chanceler equatoriano, Francisco Carrión, entregou a nota de protesto ao embaixador colombiano em Quito, Carlos Holguín, na qual faz referência aos fatos ocorridos na quinta-feira em Teteyé, na fronteira entre Equador e Colômbia.

"Como conseqüência de ações bélicas no setor colombiano da fronteira, um projétil militar caiu em território do Equador", afirmou o Ministério de Exteriores do Equador em comunicado. v O incidente deixou equatorianos feridos, entre eles uma menor de idade, e causou danos materiais contra instalações e propriedades de uma empresa de transportes que presta serviços no Equador.

O Ministério de Exteriores equatoriano pediu também ao Governo colombiano "explicações, consertos e a adoção de prontas medidas evitando que fatos que se originam em território da Colômbia afetem a vida e os bens de cidadãos em território do Equador".

A Chancelaria também afirmou que, na comunicação ao Governo da Colômbia, exigiu o "estrito cumprimento" dos acordos sobre medidas de segurança existentes entre os dois países, especialmente aquelas estipuladas no início deste ano.

Após receber informações técnicas oficiais sobre o incidente pelo Ministério da Defesa Nacional, a Chancelaria descartou "definitivamente" versões de que os confrontos militares que originaram os danos tivessem ocorrido em território equatoriano.

Esclareceu também que era uma granada de morteiro - e não uma bomba de fabricação caseira -, lançada "durante confrontos em território da Colômbia".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280261/visualizar/