Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Agosto de 2006 às 17:33

    Imprimir


A Corte Suprema do Chile aceitou o pedido da defesa do ex-presidente peruano Alberto Fujimori de solicitar ao Peru o "relatório Kroll" sobre seu patrimônio quando deixou o poder em 2000, afirmaram hoje fontes judiciais.

Os cinco magistrados do tribunal aceitaram por unanimidade o pedido dos advogados do ex-governante, Gabriel Zaliasnik e Francisco Velozo, que apresentaram em julho passado a solicitação ao juiz a cargo do caso, Orlando Álvarez, disse o escritório de Comunicações da Corte Suprema.

Fujimori, que chegou ao Chile em novembro, enfrenta um julgamento de extradição, pedido em janeiro deste ano pelo Governo do Peru.

A agência internacional de investigação Kroll elaborou o relatório a pedido do Governo do então presidente peruano, Alejandro Toledo, e os advogados de Fujimori asseguram que não foram encontrados resultados negativos para seu cliente.

Segundo o jornal "El Mercurio", os advogados consideram que o relatório poderia ser "uma peça fundamental" para provar que Fujimori não cometeu delitos de corrupção ou enriquecimento ilícito.

Além disso, o documento é um dos poucos pontos pendentes no julgamento de extradição contra o ex-governante, que chegou de surpresa a Santiago vindo do Japão.

Fujimori está desde meados de maio passado em liberdade provisória, mas não tem autorização para deixar o território chileno. O ex-governante também ficou seis meses sob detenção preventiva na Escola de Gendarmaria de Santiago.

O Estado peruano solicitou a extradição de Fujimori por dez delitos de corrupção e dois de violações aos direitos humanos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280300/visualizar/