Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Agosto de 2006 às 11:00

    Imprimir


O ministro das Finanças da Hungria, Janos Veres, disse nesta sexta-feira que o país deve estar pronto para entrar na zona do euro --atualmente formada por 12 países que utilizam a moeda comum européia-- entre 2011 e 2013.

O ministro acrescentou, no entanto, que o país já deve poder adotar o Mecanismo Europeu de Convertibilidade Cambial --conjunto de critérios que um candidato precisa atender dois anos antes de adotar o euro-- entre 2007 e 2009.

A meta do governo húngaro para adotar o euro era 2010, mas o déficit orçamentário do país, que neste ano deve ficar em 10,1% do PIB (Produto Interno Bruto), está mais de três vezes acima do teto estabelecido pela União Européia para o bloco econômico (3%).

Veres disse que o plano de cionvergência financeira com as regras da UE para o bloco deve estar pronto para ser apresentado no dia 1º de setembro.

"Trabalhamos em nosso plano de convergência em cooperação com nosso banco central (...) isso é o que torna o plano confiável", disse. O plano prevê um déficit orçamentário de 6,8% do PIB em 2007; de 4,3% em 2008; e de 3,2% em 2009.

Adiamento

A entrada da Estônia na zona do euro deve ficar para depois de 2008, informou nesta terça-feira (22) o ministro das Finanças do país Aivar Soerd. A inflação no país está acima dos limites da zona do euro: os preços ao consumidor neste ano devem ter alta de 4,5%, enquanto o teto admitido pela UE é de 2,4%.

O déficit orçamentário anual também tem se der mantido sob controle (abaixo de 3%), bem como a dívida pública (em 60% do Produto Interno Bruto).

A Lituânia também deve ter problemas para entrar na zona do euro em 2007, apesar de enfrentar problemas apenas no controle da inflação. Já a Eslovênia irá utilizar a moeda comum européia, em substituição à sua própria moeda, o tolar, a partir de 1º de janeiro de de 2007 --o país é o primeiro dos 10 que entraram na UE em 2004 a passar para o grupo dos que utilizam o euro

A zona do euro é formada atualmente por Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal. A União Européia inclui, além destes, Dinamarca, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Polônia, Eslovênia, Eslováquia, Hungria, Estônia, Lituânia, Letônia, Malta e Chipre.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280413/visualizar/