Cosmonauta russo jogará golfe com taco de ouro no espaço
"Durante sua caminhada espacial no dia 23 de novembro, o cosmonauta russo Mikhail Tiúrin baterá e porá em órbita uma bola de golfe", informou hoje um porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia à agência "Interfax".
O "drive" de Tiúrin, integrante da 14ª expedição à ISS, marcará o primeiro lançamento de uma bola de golfe por um cosmonauta em órbita.
Porém, não será a primeira vez que uma demonstração similar acontece no espaço.
A primeira tacada de golfe no espaço foi dada em 1971, na superfície da Lua, pelo astronauta americano Alan Shepard, comandante da missão Apolo-14.
Segundo os planos dos anunciantes, a bola lançada da ISS deverá girar em torno da Terra por cerca de quatro anos, período durante o qual, antes de se desintegrar na atmosfera, percorrerá até 3,360 milhões de quilômetros.
O filme publicitário deveria ter sido rodado em maio passado, durante uma caminhada espacial da 13ª expedição à ISS, mas a Nasa voltou atrás no último momento.
Analistas da agência especial americana consideraram que a bola de golfe lançada adquiriria uma velocidade de 8 km/s, o que suporia um risco para a ISS e outros satélites no caso de uma eventual colisão.
Desta vez, revelou o CCVE, para evitar surpresas, na bola será instalado um transmissor que enviará sinais e informará regularmente à Terra o seu paradeiro.
A tripulação da 14ª expedição à ISS, que partirá em 14 de setembro, será integrada pelo russo Tiúrin, pelo astronauta americano Miguel López-Alegria e pela primeira turista espacial da história, a milionária americana de origem iraniana Anousha Ansari.
Ansari, que pagará US$ 21,6 milhões pela aventura, nasceu em Teerã e emigrou para seu país de adoção em 1984, onde obteve vários títulos universitários e fundou uma empresa de telecomunicações no Texas.
Comentários