Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Agosto de 2006 às 16:42

    Imprimir


Um estudo da Associação Médica Americana concluiu que existe uma relação entre uma centena de casos de infecções oculares e uma solução de limpeza para lentes de contato, fabricada pela empresa Bausch & Lomb.

A solução ReNu MoistureLoc foi retirada do mercado depois que casos de infecção provocadas pelo fungo Fusarium keratitis foram constatadas, sobretudo nos Estados Unidos e na Ásia.

"Os resultados deste estudo mostram que a epidemia de Fusarium keratitis estava relacionada à utilização da solução de limpeza ReNu MoistureLoc", concluiu o trabalho, publicado na edição desta quarta-feira do Journal of the American Medical Association (JAMA).

Segundo a JAMA, 164 casos de infecção foram constatados no território americano até 30 de junho, dos quais 55 resultaram na necessidade de um transplante de córnea.

Mas os especialistas informaram que não foi observada qualquer contaminação por Fusarium nas fábricas, filtros e embalagens utilizadas pela empresa.

"Nossa pesquisa e os resultados dos testes sugerem que a exposição ao Fusarium se deve a uma contaminação das embalagens da solução de limpeza ou das caixas de lentes fora do processo de fabricação e estocagem, eventualmente na casa dos usuários", destacou o estudo.

A associação recomenda que a solução não seja mais usada. A Bausch&Lomb havia anunciado em maio a retirada de suas soluções ReNu MoistureLoc do mercado, depois de adotar a medida a partir de abril no mercado americano.





Fonte: France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280680/visualizar/