Seduc faz assessoramento pedagógico em escolas da zona rural
Durante a visita, a equipe observa os problemas da unidade, tanto na área física, quanto na pedagógica. “Nós vamos até a escola e observamos quais os problemas apresentados, fazemos anotações e ainda damos orientações aos professores sobre o processo pedagógico, nas dificuldades de relação professor-aluno, nas questões de metodologia e nas áreas de conhecimento”, explicou a técnica em Educação do Campo, Ceres de Lima.
Segundo ela, os problemas mais comuns encontrados durante as visitas são: falta de material didático específico para a educação do campo, espaço para biblioteca e laboratório de informática. “Conforme a situação a escola é orientada a procurar a Seduc, por meio da assessoria pedagógica, para serem tomadas às devidas providências”, disse a técnica.
Os trabalhos de assessoramento iniciaram em abril deste ano, e até o momento foram visitadas 29 escolas de vinte e um municípios. A equipe visita, em média, seis municípios por mês. A meta até o final do ano é de atingir o maior número de escolas possíveis.
A Educação do Campo tem como objetivo garantir a universalização do acesso e permanência com qualidade, da população do campo à Educação Básica e à Educação Profissional, consolidando a cidadania. “O nosso principal trabalho é dar ao professor um suporte necessário para auxiliá-lo no trabalho pedagógico do cotidiano escolar”, concluiu Ceres.
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