Novo representante da Otan no Afeganistão assume suas funções
A tarefa de Everts consistirá em dirigir todos os aspectos políticos da missão da Otan no Afeganistão, assim como a coordenação com o Governo de Cabul e com a comunidade internacional.
Para isso, trabalhará estreitamente tanto com o Governo afegão como com os responsáveis militares da Otan, a ONU e várias agências internacionais que operam no país.
A chegada de Everts coincide com a manutenção da violência no Afeganistão, onde a Otan ampliou sua missão ao sul do país, a região com maior presença de talibãs. A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) contará com 18.500 militares em 19 províncias afegãs quando o desdobramento for concluído.
O novo representante civil "tem diante de si uma tarefa exigente como responsável do compromisso político da Otan no Afeganistão", afirmou De Hoop Scheffer em comunicado.
Além disso, a Otan mantém 13 equipes de reconstrução nas províncias dedicadas à criação de infra-estruturas civis.
Everts, que foi nomeado pelo Conselho da Otan no fim de junho, substitui o turco Hikmet Cetin, que ocupava o cargo desde o final de 2003.
Daan Everts, que ocupou altos cargos no organograma da ONU, também tem ampla experiência em missões internacionais em pontos conflituosos.
O diplomata desempenhou vários cargos nos Bálcãs com a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e foi representante pessoal adjunto do secretário-geral das Nações Unidas para o Kosovo.
Comentários