Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Agosto de 2006 às 06:06

    Imprimir


Oportunidade de negócios e desenvolvimento sustentável são os motes do 2º Seminário Mato-grossense de Animais Silvestres, que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove no dia 28 de agosto, das 08 às 18 horas, no Centro de Eventos do Pantanal, com apoio da Associação Mato-grossense dos Criadores de Jacaré do Pantanal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Serviço Nacional da Indústria (Senai) e Centro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios (RAN).

“Em 2005, o seminário teve mais palestras técnicas e este ano, nosso foco são as oportunidades de negócio no segmento”, explica a técnica do Sebrae/MT, Cynthia Regina Justino, gestora do projeto de animais silvestres. Segundo ela, até mesmo a palestra técnica Criação Comercial de Jacaré no Pantanal, que será proferida pelo professor Vitor Manuel Aleixo, da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, irá traçar um comparativo com as culturas tradicionais, apresentando as vantagens da criação de animais silvestres.

Com seis palestras, o seminário será aberto com uma apresentação do coordenador do RAN, César Esteves Soares, sobre os aspectos legais do uso da biodeversidade. Segundo Cynthia, ele vai trazer uma visão de como aproveitar o potencial que nós temos de forma sustentável do ponto de vista ambiental, social e econômico.

Ela cita como exemplo a carne de jacaré, cujo consumo está sendo incentivado através de uma série de ações que começou com o lançamento da pizza durante a Festa Internacional do Pantanal, passa pela adaptação de pratos tradicionais da gastronomia local, como a paçoca de pilão, e vão culminar com o lançamento, em outubro, de um livro com 14 receitas, sendo seis criadas pela chef de cozinha Ariane Maluf. “Existe mercado para a carne de jacaré, mas as pessoas ainda desconhecem o produto”, ressalta Cynthia.

José Silva Gaspar, sócio-diretor do Frigorífico Irmãos Gaspar, de São Paulo, vai fazer uma palestra sobre carnes exóticas e o mercado gastronômico. Há quase trinta anos no ramo, o frigorífico opera desde 1977 e comercializa carnes de avestruz, capivara, cateto, ema, jacaré, javali, queixada, tartaruga, além de bovino, suíno, caprino, coelho, cordeiro, leitão, pato e vitela.

Um novo filão de mercado que será mostrado no seminário é o pet shop. Cada vez mais pessoas buscam animais exóticos, como cracatuas, periquitos, araras, iguanas, tartarugas, jabotis, tracajás, cobras, para criar domesticamente. Márcio Azevedo Vianna, proprietário da Biomania, de São Paulo, faz uma palestra sobre o tema. “A gente explora muito pouco os animais silvestres em pet shops e está é uma forma inclusive de controlar o tráfico desses animais, uma vez que são criados comercialmente”, ressalta Cynthia.

Os empreendedores, empresários, estudantes e interessados no tema terão ainda as palestras técnicas: Manejo e reprodução de répteis em cativeiro, com Luiz Roberto Francisco, da Zootec – Projetos e Assessoria Empresarial, do Criadouro Comercial Recanto das Aves, no Paraná; e Nutrição de animais silvestres em cativeiro, com o professor doutor Carlos Eduardo do Prado Saad, da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte.

O seminário é voltado para empreendedores de vários setores, como gemas e jóias, confecção, móveis, turismo, artesanato e agropecuário.

A criação de jacaré em cativeiro tem se desenvolvido muito em Mato Grosso. São dezenas de criadores nos municípios de Cáceres e Poconé. Para se ter uma idéia, em apenas um desses criatórios, o número de filhotes em recria saltou de 2.440 em 2002/2003, para 44.274 em 2005/2006.




Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280872/visualizar/