Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 16 de Fevereiro de 2013 às 14:14
Por: Priscilla Silva

    Imprimir


Energia economiza durante o horário de verão foi suficiente para abastecer o município de Chapada dos Guimarães por quase um ano. O período, que termina às 00h de domingo, teve durante 119 dias, sendo a edição mais curta desde 2006, contribuiu para a economia de energia no país. O resultado do 42º edição do horário de verão foi apresentado durante entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (15).

Em todo país a redução do consumo de energia contribuiu para o ganho de armazenamento no período, o que evitou uma despesa de cerca de R$ 200 mi. Se comparado com o valor do ano passado, R$ 180 mi, o Brasil economizou mais de 11%.

De acordo com o gerente de Operação do Sistema da Cemat, Teomar Magri, Mato Grosso ultrapassou o índice previsto, 0,85%. “Verificamos que alcançamos o índice de 0,88%, estando dentro da faixa de economia nacional, que é entre 0,5% e 1% de economia”.

O resultado representa uma economia de mais de 23 Megawatts-hora (MWh). O valor corresponde a todo Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo que Mato Grosso é responsável por 99,8% da energia distribuída.

Outro ponto positivo destacado por Teomar é que com a diminuição do consumo de energia reduz também a geração dela nas usinas hidrelétrica, o que poupa os reservatórios das estações e garantir o abastecimento no período da seca.
Ainda segundo o gerente, o horário de verão tem o objetivo de reduzir a demanda de energia elétrica durante o horário de ponta, entre as 18 às 21 horas, quando o consumo de energia é maior. “Alcançamos o ápice de economia no mês de dezembro, quando o dia teve cerca de 13h14 min., se ganha mais com a utilização da energia natural,” afirmou o Teomar.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/28098/visualizar/